Figos em molho de vinho tinto, mel e canela

/5

APRESENTAÇÃO

Setembro tem algo de mágico: neste período a lembrança das férias de verão e o prelúdio do outono se entrelaçam em uma agradável combinação de lembranças e sensações. Não, não se trata de um romance de fazer chorar, mas sim do idílio que você parecerá reviver ao saborear estes figos em molho de vinho tinto. A doçura dos figos, típico fruto de setembro, se acompanha de um precioso xarope especiado que os torna irresistíveis e que lembra os aromas invernais do vinho quente. Uma sobremesa perfeita para saborear ao final de um jantar saboroso, seja na companhia de amigos gourmets ou da sua cara metade. A sobremesa é um momento em que se deve ceder ao prazer, e estamos certos de que os figos em molho de vinho tinto estarão à altura das suas mais doces expectativas, e saberão conquistá-lo com sua magia.

INGREDIENTES
Figos 500 g - (8 frutos)
Vinho tinto 500 g - de sabor delicado
Porta 35 g - vermelho
Mel 25 g
Canela em pau 1
Cravos-da-índia 3
Açúcar mascavo 120 g

Preparo

Para preparar os figos em molho de vinho tinto, comece limpando as frutas, use um pano úmido para limpar a superfície 1, elimine o pedúnculo de cada figo 2 e faça um corte em cruz 3. Passe a lâmina delicadamente, então não corte em 4 mas faça uma incisão superficial.

Em uma panela coloque o vinho tinto e o vinho do Porto 4, depois adicione o mel 5, o pau de canela e os cravos-da-índia 6.

Por fim, adicione o açúcar mascavo 7 e misture tudo 8. Deixe cozinhar em fogo alto para que a mistura comece a ferver 9.

Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e mergulhe os figos 10, deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo e quando estiverem prontos, retire-os com muito cuidado para não quebrá-los 11 e coloque-os em um prato 12.

Quando os figos estiverem completamente frios, corte as fatias em 4 partes 13. Enquanto isso, deixe a mistura de vinho continuar cozinhando por mais 20 minutos 14, até obter uma redução em forma de xarope, do qual você irá remover o pau de canela 15.

Coe o xarope colocando-o em um recipiente onde você terá posicionado um coador 16. Arrume os figos nas taças onde serão servidos e cubra-os com o molho de vinho, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por algumas horas 17. Após o tempo de resfriamento, seus figos em molho de vinho tinto estão prontos, basta retirar o filme plástico e servi-los 18!

Conservação

Os figos em molho de vinho tinto podem ser conservados cobertos na geladeira por cerca de 2-3 dias. Não é recomendável congelar.

Dica

Se sua gula não tem limites, experimente acompanhá-los com sorvete de baunilha ou chantilly.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.