Bolo de vinho tinto

- Energía Kcal 710
- Carboidratos g 72.2
- dos quais açúcares g 48.1
- Proteína g 9.9
- Gorduras g 41
- das quais gorduras saturadas g 23.25
- Fibra g 2.6
- Colesterol mg 197
- Sódio mg 79
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Tempo de cozimento: 1 h 30 min
- Porção: 8
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
O bolo de vinho tinto é uma sobremesa macia e perfumada que deve seu aroma especial à presença da canela e dos cravos; a massa, cujo sabor lembra o intenso e especiado do vinho quente, é enriquecida com cacau, chocolate amargo e vinho tinto, ingredientes que conferem um aroma realmente único e envolvente. Nesta deliciosa receita, os sabores quentes do vinho e do chocolate vão realmente conquistar você na primeira mordida: basta levar à mesa o bolo de vinho tinto e descobrir toda a sua delícia!
INGREDIENTES
- Ingredientes para uma forma de 22 cm
- Vinho tinto 150 ml
- Farinha tipo 00 250 g
- Ovos 4 - médias
- Manteiga 250 g - em temperatura ambiente
- Açúcar 250 g
- Canela em pó 1 colherinha
- Cravos-da-índia moídos - 1/2 colher de chá
- Cacau em pó amargo 20 g
- Chocolate amargo 150 g
- Fermento químico em pó 16 g
- para decorar
- Creme de leite fresco líquido 200 g
- Açúcar de confeiteiro 20 g
- Fava de baunilha - sementes de 1/2 vagem
Preparação

Para preparar o bolo de vinho tinto, corte a manteiga em temperatura ambiente em cubos e coloque-a em um processador de alimentos com lâminas; adicione o açúcar 1 e misture tudo até obter um creme. Separe as gemas das claras (guarde as claras, pois serão usadas posteriormente) e adicione aos poucos as gemas à mistura 2; misture bem, em seguida, adicione a canela e cravos em pó 3.

Adicione também o cacau em pó 4 e depois o vinho tinto 5. Misture até obter um creme de cor uniforme e, neste ponto, transfira a massa para uma tigela; adicione a farinha peneirada misturada com o fermento e misture bem com uma espátula para evitar a formação de grumos 6.

Em um recipiente, bata as claras que você reservou anteriormente até ficarem em neve com uma batedeira elétrica 7; quando as claras estiverem em neve, com a espátula, incorpore-as delicadamente à massa em três etapas 8, misturando de baixo para cima para evitar que a mistura desmorone. Em seguida, com uma faca, pique o chocolate amargo bem fininho 9,

E adicione-o à massa que você obteve 10. Unte e forre com papel manteiga uma forma de 22 cm de diâmetro e despeje a massa 11, nivelando bem com a espátula 12.

Asse em forno estático pré-aquecido a 150°C por 90 minutos (ou em forno ventilado a 130°C por 80 minutos); para verificar o cozimento, faça o teste do palito: se, ao inseri-lo, ele sair seco, significa que o bolo está pronto; caso contrário, continue assando por mais alguns minutos. Quando estiver pronto 13, retire o bolo do forno e desenforme, colocando-o para esfriar em uma grade 14. Pouco antes de servir, prepare as decorações: corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento e, em seguida, retire as sementes internas com uma faquinha. Coloque o creme de leite fresco em uma tigela fria e bata junto com o açúcar de confeiteiro com a batedeira elétrica, certificando-se de usar os batedores frios (você pode colocar a tigela e os batedores na geladeira por alguns minutos antes de usá-los): dessa forma, será mais fácil bater o creme 15.

Adicione as sementes de baunilha e continue batendo 16. Quando o creme estiver pronto, coloque o bolo de vinho tinto, que já estará frio, em um prato de servir ou em um suporte; finalmente, com um saco de confeitar com bico frisado, decore-o com o creme que você preparou 17 e, por fim, sirva 18. Para um toque final mais sofisticado, você pode adicionar à decoração uma fava de baunilha inteira e um par de paus de canela.