Flan de baunilha

/5

APRESENTAÇÃO

Macio e cremoso, doce e envolvente são as características incríveis da receita de hoje: o pudim de baunilha é uma das sobremesas de colher mais amadas, originária do México. O pudim é um flã doce característico da América Central, muito semelhante ao nosso pudim, que prevê uma cocção no forno em banho-maria. Entre os ingredientes fundamentais estão os ovos e o leite condensado, típico dessas regiões. Assim como o creme caramel, o pudim de baunilha é uma sobremesa sem farinha muito simples de preparar, mas perfeita para concluir uma noite especial... pegue sua colherzinha e prepare-se para uma explosão de doçura, suas papilas gustativas ficarão eletrizadas! 

INGREDIENTES

Leite inteiro 200 g
Leite condensado 200 g
Ovos 160 g
Gemas 42 g
Açúcar 150 g
Fava de baunilha 1
para o caramelo
Água 20 g
Açúcar 200 g

Preparação

Para preparar o pudim de baunilha, comece pelo caramelo. Despeje a água em uma panela 1, adicione o açúcar 2 e leve o xarope 3 para ferver em fogo baixo. 

Enquanto isso, prepare a base do pudim. Em uma tigela, despeje os ovos 4, o açúcar 5 e o leite condensado 6

Extraia as sementes da fava de baunilha 7 e adicione-as à mistura 8. Por último, despeje o leite 9 

e bata tudo 10. Enquanto isso, o xarope começará a ferver 11, aguarde até que atinja uma cor âmbar escura, então desligue o fogo e para interromper a cocção do açúcar, mergulhe a base da panela em uma tigela cheia de água, tomando cuidado para não deixar a água entrar em contato com o caramelo. Neste ponto, usando uma colher 12, divida o caramelo em 4 ramequins de cerâmica de 7 cm de diâmetro e 5 de altura. 

Usando uma concha 13, divida de maneira igual a mistura nas 4 cocottes, deixando pelo menos 1 cm da borda. Neste ponto, passe para a cocção em banho-maria. Pegue uma assadeira suficientemente grande e com bordas altas, preencha-a com água quente 14 e coloque as cocottes dentro 15. Asse em forno estático pré-aquecido a 160° por cerca de 50 minutos, na prateleira mais baixa. 

Passado o tempo de cocção, retire os pudins de baunilha do forno 16 e deixe-os esfriar primeiro à temperatura ambiente e depois na geladeira por pelo menos 3 horas. No momento de servir, mergulhe a cocotte em uma panela cheia de água fervente (sem deixar entrar em contato com o pudim) e com uma faquinha de lâmina lisa faça uma incisão ao longo de toda a circunferência 17. Desta forma, será mais fácil extrair o pudim e virá-lo em um pratinho de sobremesa 18

Conservação

Os pudins de baunilha podem ser conservados na geladeira por 3 dias bem envolvidos em filme plástico. 

Conselho

O pudim pode ser acompanhado por frutas vermelhas ligeiramente ácidas (mirtilos, groselhas, amoras) para mitigar a doçura.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.