Flan parisien

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje vamos dar um passeio ao longo das margens do Sena, para uma especialidade francesa e em particular de Paris: o flan parisiense.
O flan é uma delicada e envolvente torta composta por uma base de massa folhada recheada com um creme suave, aromatizado com baunilha e casca de limão, que é assado no forno para ficar firme e compacto.
O flan parisiense é encontrado em muitas regiões francesas, com diversas variações e sob o nome de flan pâtissier, e se assemelha aos pastéis de nata portugueses e à custard tart inglesa.
A preparação do flan é realmente simples e rápida: basta desenrolar a massa folhada já pronta, preparar o creme para o recheio e assar tudo no forno! O flan parisiense também pode ser preparado com uma base de massa brisée.
Nas vitrines das boulangeries parisienses, o flan parisiense não pode faltar, para um lanche rápido ou um delicioso chá da tarde: o que está esperando para reproduzi-lo também em sua casa?

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma de 24 cm
Massa folhada 230 g
Açúcar 250 g
Farinha tipo 00 50 g
Amido de milho (maizena) 50 g
Leite inteiro 1 l
Creme de leite fresco líquido 250 ml
Gemas 5
Fava de baunilha 1
Casca de limão ½

Preparação

Para preparar o flan parisiense, comece preparando o creme para o recheio: coloque em uma panela as 5 gemas 1 e adicione o açúcar refinado 2. Faça o açúcar dissolver bem em fogo muito baixo, mexendo com um batedor 3.

Em seguida, adicione o amido de milho (como alternativa, você pode usar fécula de batata) e a farinha previamente peneirada (4-5) e misture tudo até obter uma mistura homogênea 6.

Neste ponto, adicione o leite, à temperatura ambiente, em fio, sempre mexendo com um batedor 7 e o creme de leite 8. Corte uma fava de baunilha ao longo do seu comprimento e raspe, com a ponta de uma faca, as sementes 9.

Adicione a fava e suas sementes à mistura de ovos e leite 10 e, por fim, rale a casca de meio limão 11; deixe cozinhar, em fogo baixo, mexendo incessantemente com um batedor 12, por cerca de 15 minutos ou até atingir uma consistência cremosa e firme, semelhante à do creme de confeiteiro.

Uma vez pronto, retire a fava de baunilha do creme 13. Pegue o rolo de massa folhada, que deve estar bem frio da geladeira, desenrole-o e coloque-o, com seu papel manteiga, em uma forma de fundo removível com cerca de 24 cm de diâmetro 14, então fure o fundo com os dentes de um garfo 15, para que a massa não inche muito durante o cozimento.

Despeje dentro da forma o creme obtido 16, espalhando-o uniformemente por toda a superfície 17 e asse o flan em forno estático já aquecido a 170°C por cerca de 1 hora (forno ventilado a 150°C por 50 minutos). Uma vez assado, deixe o flan esfriar um pouco e depois coloque-o na geladeira para descansar por cerca de 1 hora, para que ele murche e se compacte bem, assim será fácil cortá-lo em fatias. Seu flan parisiense está apenas esperando para ser servido 18!

Conservação

Você pode conservar o flan parisiense na geladeira por 3-4 dias bem coberto com filme plástico ou papel alumínio para não absorver outros odores.
Ele pode ser congelado, em porções, e depois descongelado na geladeira quando necessário.

Conselho

Este flan é de lamber os dedos: poucos ingredientes simples e você tira do forno uma verdadeira maravilha. Se quiser, você pode evitar usar farinha, adicionando 50 g de maisena ou fécula de batata. Neste caso, no entanto, lembre-se de deixar o creme cozinhar por mais dez minutos na panela, para que fique mais firme. Para permanecer no tema de substituições... a casca de limão pode ser tranquilamente substituída pela de meia laranja, e o mesmo vale para o aroma: sinta-se à vontade para usar amêndoa, flor de laranjeira e rum no lugar da baunilha. E vamos às adições... Os verdadeiros gulosos apreciarão a possibilidade de adicionar gotas de chocolate à mistura (depois de enfarinhá-las): como diria Laura, "de cair o queixo!"

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.