Focaccia simples feita em casa

/5

APRESENTAÇÃO

A focaccia simples feita em casa é perfeita para realizar uma Focaccia fácil e genuína, com poucos ingredientes e um fio de azeite e alecrim para temperá-la! Existem muitas maneiras de preparar este fermentado tão versátil: a Focaccia macia, a tradicional Focaccia (fügassa) à moda de Gênova ou uma fofíssima Focaccia de batata! Nesta receita, apresentamos um dos procedimentos mais simples e básicos, que pode ser feito com a ajuda de uma batedeira planetária ou à mão. A adição de um pouco de leite na massa ajudará a garantir a maciez natural e será perfeita para oferecer como lanche ou merenda, para servir como entrada, cortada em quadradinhos, ou na versão Focaccia recheada com repolho e speck para levar para o escritório ou em um piquenique! Acompanhe também com frios, verduras ou queijos, ou use-a para enriquecer a cesta de pães! É sabido: pode-se tentar resistir a tudo, mas com a focaccia na frente é realmente difícil!

Se você ama nossa receita de focaccia, experimente também estas variantes deliciosas:

INGREDIENTES

Farinha tipo 0 470 g
Fermento biológico seco 5 g
Açúcar 16 g
Água 230 g
Leite inteiro 115 g
Azeite virgem extra 45 g
Sal fino 12 g
para temperar
Alecrim quanto baste
Azeite virgem extra 40 g
Flor de sal quanto baste

Preparação

Para preparar a focaccia simples feita em casa, comece misturando em um potinho o fermento com o açúcar 1 e despeje-o, junto com a farinha, na tigela de uma batedeira planetária equipada com a pá 2. Ligue a batedeira e despeje aos poucos o leite e a água que você misturou 3.

Depois adicione o azeite, também aos poucos 4. Continue a amassar até notar que a massa ganhou um pouco de consistência, então substitua a pá 5 pelo gancho 6.

Adicione o sal 7 e continue a amassar por cerca de 15 minutos 8 até que a massa esteja bem uniforme: a massa é muito hidratada, então use uma espátula para soltá-la do gancho 9.

Transfira a mistura para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada, sempre ajudando-se com a espátula 10, e com ela faça algumas dobras, ou seja, levante uma aba 11 e leve-a ao centro 12. Em seguida, levante a outra extremidade e traga-a também para o meio e repita mais uma vez.

Coloque a mistura em uma tigela 13 e cubra com filme plástico. Coloque a tigela no forno desligado com a luz acesa e deixe fermentar por 2 horas ou até dobrar de tamanho 14. Unte uma assadeira (usamos uma assadeira retangular de 35x28 cm) pincelando cuidadosamente toda a superfície e ao longo das bordas 15,

despeje a massa dentro e unte suas mãos para não grudar a massa 16. Comece a estendê-la com as pontas dos dedos 17 para distribuí-la até cobrir toda a superfície e as laterais 18. Sendo uma massa muito hidratada, se não conseguir preencher todo o molde imediatamente, deixe descansar por alguns minutos antes de continuar a estender a massa.

Uma vez terminado, cubra com filme plástico 19 e deixe fermentar por mais uma hora no forno desligado, mas com a luz acesa 20. Após o tempo, crie covinhas na massa com as pontas dos dedos untadas com azeite 21.

Polvilhe com azeite 22, algumas folhas de alecrim e flocos de sal 23. Sua focaccia está pronta para ser assada em forno estático a 180°C por cerca de 35-40 minutos, na parte inferior (verifique de tempos em tempos o cozimento sem abrir o forno). Uma vez assada 24, resta apenas tirá-la do forno e apreciá-la ao natural ou recheada!

Conservação

Para garantir que você aprecie a focaccia ao máximo, recomenda-se consumi-la no momento. No entanto, pode ser conservada por até 2 dias, mantendo-a fechada em um saco; nesse caso, recomenda-se aquecer no forno a focaccia por alguns instantes.
Você também pode congelar a focaccia já assada, uma vez descongelada, aqueça-a antes de consumir.

Conselho

Os tempos de fermentação não são convenientes para você? Sem problemas! Deixe a massa descansar na geladeira, coberta com filme plástico por até 12 horas, no dia seguinte, deixe a massa aclimatar e depois prossiga conforme a receita.
Se você preferir a focaccia mais crocante, uma vez estendida na assadeira, prossiga com o cozimento;
se preferir uma focaccia alta e macia, na última fermentação, não faça as covinhas, mas asse diretamente a focaccia apenas untando-a e polvilhando-a com sal e alecrim. E se não encontrar flocos de sal, sem problemas, o sal grosso funcionará muito bem!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.