Frango piri piri
 
				- Energía Kcal 465
- Carboidratos g 2.9
- dos quais açúcares g 1.9
- Proteína g 37.9
- Gorduras g 33.5
- das quais gorduras saturadas g 8.2
- Fibra g 2
- Colesterol mg 179
- Sódio mg 421
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 50 min
- Porção: 4
- Custo: Muito baixo
APRESENTAÇÃO
O frango piri piri é um prato principal que se tornou parte da tradição culinária portuguesa. 
Seu nome particular, na verdade, é um termo africano que significa "pimenta": os piri piri ou pili pili são pimentas muito picantes, também conhecidas como "African bird's eye", que os colonos portugueses importaram de Angola e Moçambique, que eram suas colônias, mantendo seu nome original. Nesta receita, as pimentas são trituradas juntamente com páprica, alho, óleo e vinagre para formar um molho denso e colorido de sabor marcante, que tempera o frango durante o cozimento. 
Outra particularidade desta receita é utilizar um frango inteiro sem desossar ou retirar a pele: basta dividi-lo ao meio, abri-lo e cozinhá-lo na chapa ou grelha, temperando-o com o molho picante, que realça o sabor delicado da carne branca. 
O frango piri piri é uma receita simples e rápida, que vai fazer a boca dos amantes de sabores fortes e picantes salivar. Acompanhe o frango piri piri com uma salada e batatas fritas e traga à mesa uma mistura de sabores e cores europeias e africanas!
- INGREDIENTES
- Frango 1 - inteiro
- Pimenta fresca 180 g
- Azeite virgem extra 130 g
- Páprica doce 10 g
- Vinagre de maçã 5 g
- Limões 1 - não tratado
- Alho 1 dente
- Sal fino quanto baste
Preparação
 
										Para preparar o frango piri piri, comece pelas pimentas. Lave as pimentas em água corrente, seque-as com um pano de cozinha e coloque-as em uma tábua de cortar. Corte a extremidade com uma faca pequena, removendo o caule 1, depois divida cada pimenta ao meio no sentido do comprimento 2. Finalmente, esvazie a parte interna usando a faca pequena para remover as sementes 3.
 
										Transfira as pimentas cortadas e limpas para um processador 4, adicione um dente de alho inteiro descascado 5 e sal a gosto 6.
 
										Continue adicionando o azeite de oliva extra virgem 7, depois corte ao meio um limão não tratado e esprema-o com um espremedor 8. Em seguida, adicione o suco de limão ao restante da mistura 9.
 
										Adicione a páprica doce em pó 10 e o vinagre 11. Neste ponto, ligue o processador por alguns segundos até obter uma mistura densa e homogênea 12, que você deve conservar na geladeira até o momento de utilizá-la.
 
										Agora dedique-se ao frango: coloque o frango inteiro não desossado e com pele em uma tábua de cortar e corte-o ao meio, cortando o peito (13-14) e tomando cuidado para não quebrar os ossos, se necessário, você pode realizar essa operação também com uma tesoura de cozinha. Finalmente, tente abrir o frango o máximo possível, ajudando-se com as mãos 15.
 
										Depois aqueça a chapa e enquanto isso unte a superfície do frango com o azeite de oliva extra virgem 16. Assim que a chapa estiver bem quente, coloque o frango untado sobre ela 17. Para favorecer o cozimento, coloque um peso sobre o frango: aqui foi colocado uma tábua com uma panela cheia de água 18, deixe cozinhar o primeiro lado por cerca de 20 minutos em fogo alto.
 
										Após esse tempo, vire o frango para o outro lado, ajudando-se com uma espátula (19-20) e cozinhe por mais 20 minutos sempre em fogo alto, sem colocar peso sobre ele. Depois, pegue o molho piri piri que você havia reservado e pincele toda a superfície do frango 21.
 
										Uma vez que o outro lado também esteja cozido, vire o frango novamente, ajudando-se com uma espátula 22 e espalhe o molho piri piri também do outro lado, continuando a cozinhar por cerca de 4 minutos 23. Então, vire o frango e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, neste ponto seu frango piri piri está pronto para ser servido quente 24!