Frittata com aspargos selvagens e speck

/5

APRESENTAÇÃO

A frittata de aspargos selvagens e speck é um prato principal substancial e muito saboroso graças à presença de suculentas tiras de speck e à variedade dos aspargos, particularmente indicada para fritadas ou sopas. De fato, a selvagem apresenta um tipo de aspargo fino e amargo em comparação ao tradicional e o sabor é muito mais acentuado.
Para enriquecer esta frittata de aspargos, adicionamos também uma mistura de queijos ralados, criando assim uma receita muito apetitosa para saborear tanto quente quanto fria, quem sabe em um piquenique ao ar livre nos primeiros dias de primavera. Você pode preparar a frittata com aspargos selvagens e speck também como aperitivo ou petisco, talvez cortada em pequenos cubos!

Se você gosta dessa combinação, experimente também a massa com pesto de aspargos e speck!

INGREDIENTES
Espargos selvagens 500 g
Ovos 5 - grandes
Speck 80 g - em uma só fatia
Queijo pecorino 2 colheres - para ralar
Grana Padano DOP 2 colheres - para ralar
Sal grosso 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 6 colheres

Preparo

Para preparar a frittata com aspargos selvagens e speck, comece lavando bem os aspargos em água corrente 1; com uma faca, elimine a parte branca mais lenhosa 2, depois, com um descascador de legumes, retire os filamentos mais externos 3, até chegar à parte mais clara (para a limpeza dos aspargos, você pode consultar o guia da Escola de Culinária: como limpar os aspargos)

Amarre os aspargos e coloque-os para ferver no cesto da panela especial para aspargos cheia de água fervente e salgada a gosto 4: as pontas dos aspargos devem ficar fora da água 5. Quando estiverem cozidos (vai levar cerca de 10 minutos), escorra-os e deixe-os escorrer bem. Quando estiverem ligeiramente mornos, corte o caule em pedaços, deixando as pontas intactas 6.

Corte também o speck em tiras de cerca de meio centímetro de espessura 7. Neste ponto, em uma tigela, bata os ovos com um batedor junto com o sal e a pimenta a gosto 8; e adicione também os queijos ralados 9,

o speck em pedaços 10 e, finalmente, os aspargos cortados 11. Misture todos os ingredientes para incorporá-los 12.

Em uma frigideira, despeje 5-6 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem 13, aqueça-o e, em seguida, adicione o composto previamente preparado 14, que será cozido em fogo baixo por alguns minutos, com uma tampa 15.

Com a mesma tampa, ajude-se a virar a frittata para cozinhá-la do outro lado, deslizando delicadamente a parte crua que adere à tampa na frigideira 16 e continue a cozinhar o lado ainda cru por mais alguns minutos. Quando estiver cozida 17, deslize a frittata com aspargos selvagens e speck em um prato de servir e sirva-a 18!

Armazenamento

Você pode conservar a frittata de aspargos selvagens e speck por 1-2 dias na geladeira, fechada em um recipiente hermético. Se você usou todos os ingredientes frescos e não descongelados, pode congelar a frittata, talvez já porcionada para descongelar apenas as quantidades necessárias.

Dica

Você pode levar a frittata de aspargos selvagens e speck à mesa já cortada em fatias, tiras ou losangos, ou, se quiser mostrá-la inteira em toda a sua beleza, cortá-la na frente dos seus convidados!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.