Frittata de bruscandoli

/5

APRESENTAÇÃO

Os bruscandoli são os brotos do lúpulo selvagem, uma erva espontânea com um sabor levemente amargo, que recebe diferentes nomes de região para região, por exemplo, na Lombardia são chamados de "asparagina", "luperi" na Úmbria, "vartìs" na Emília-Romanha e "viticedda" no Cilento.
De norte a sul, os bruscandoli anunciam a primavera e sempre foram colhidos e usados principalmente para preparar sopas, risotos ou omeletes como essa que propomos nesta receita: um saboroso omelete de forno temperado com bruscandoli salteados na frigideira e cubos de Montasio. Traga à mesa os sabores simples de antigamente com a receita do omelete de bruscandoli.

INGREDIENTES
Ingredientes para uma assadeira de 26 cm de diâmetro
Bruscandoli 400 g
Ovos 6
Montásio 120 g
Chalota 1
Alecrim 3 raminhos
Caldo de legumes quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o omelete de bruscandoli, comece lavando os brotos sob água corrente fria 1, depois transfira-os para uma bandeja e seque-os com papel absorvente 2. Separe as folhas do caule 3

e reserve-as 4, o caule não é utilizado porque é muito duro. Pique o alecrim 5, descasque e pique também a chalota 6.

Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite de oliva 7, adicione a chalota picada e deixe-a murchar em fogo baixo por 5 minutos, depois regue com uma concha de caldo de legumes 8. Aromatize com o alecrim picado 9.

Continue cozinhando por mais alguns minutos e depois adicione os bruscandoli 10 e despeje mais uma concha de caldo 11, continue cozinhando em fogo alto por mais 5 minutos. Quando as ervas estiverem macias, desligue o fogo e transfira-as para uma tigela 12.

À parte, bata os ovos com um batedor 13, adicione sal, pimenta e junte os bruscandoli cozidos na frigideira 14. Corte o Montasio em pequenos cubos 15

e adicione-os à mistura de ovos (16-17). Agora unte com manteiga e forre uma forma de 26 cm de diâmetro com papel manteiga 18,

despeje a mistura de ovos e bruscandoli na forma (19-20) e asse o omelete em forno estático pré-aquecido por 35 minutos a 180°C (se forno ventilado a 160°C por 25 minutos). Quando estiver cozido, retire o omelete de bruscandoli do forno 21 e deixe-o esfriar um pouco antes de servir.

Conservação

O omelete de bruscandoli pode ser saboreado quente ou morno, logo após ser feito. Pode ser conservado por até 2 dias na geladeira, coberto com filme plástico ou fechado em um recipiente hermético. Se os ingredientes que você usa são frescos, você pode congelar o omelete, inclusive em cubos, em sacos próprios para congelamento. Pode-se descongelar na geladeira e consumir frio ou aquecido no forno.

Conselho

O cozimento no forno leva muito tempo? Você pode preparar o omelete de bruscandoli com a tradicional cocção na frigideira, rápida e igualmente saborosa! Os bruscandoli são brotos selvagens que crescem espontaneamente, para encontrá-los, pergunte ao seu verdureiro de confiança.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.