Frittata de ervilha, favas e vagem

/5

APRESENTAÇÃO

Se você está com vontade de comer leguminosas, mas a clássica sopa de legumes não é suficiente, com a omelete de ervilhas, favas e vagem você preparará não só um prato delicioso, que satisfará tanto adultos quanto crianças, mas também uma verdadeira bomba de saúde. Preparada como prato único para ser consumido durante um jantar de verão, cortada em cubos e servida como aperitivo ou embalada e saboreada durante um piquenique, esta receita reúne a bondade dos ovos temperados com queijo pecorino ralado e as inúmeras propriedades nutritivas de ervilhas, favas e vagem. As ervilhas, com seu sabor doce e delicado, são ricas em fibras, contêm vitaminas do complexo B e C e ajudam o bom funcionamento do intestino.
As favas, mais conhecidas como a "carne dos pobres", são ricas em proteínas, sais minerais e fibras, sem esquecer que seu baixo teor calórico combina perfeitamente com sua versatilidade culinária. A vagem, graças à abundante presença de água em seu interior, é uma leguminosa dietética, além de ser uma mina de potássio, ferro e cálcio. Se você usar ingredientes frescos, sua omelete de ervilhas, favas e vagem ficará ainda mais saborosa. Agora só falta experimentá-la e... saboreá-la!

Experimente também a omelete de ervilhas e cenouras, outra deliciosa variação primaveril!

INGREDIENTES
Grãos de fava 200 g - a limpar
Ervilhas 200 g - a limpar
Vagens 200 g
Ovos 5
Queijo pecorino 40 g - a ralar
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Caldo de legumes quanto baste

Preparo

Para preparar a omelete de ervilhas, favas e vagem, comece limpando as leguminosas. Elimine as extremidades das vagens e enxágue-as sob água corrente 1. Depois abra as vagens e retire as ervilhas frescas, que serão reservadas em uma tigela 2. Por fim, divida a vagem ao meio e retire as favas. Em seguida, elimine a película que cobre a semente da fava, fazendo uma leve pressão com os dedos. Se a cor sob a película for clara, a fava estará fresca do dia. Se a cor for escura, será necessário removê-la da fina camada de pele que envolve as sementes 3. Para uma descrição mais detalhada sobre a limpeza das favas, consulte a Escola de Cozinha: como limpar as favas, que você encontra aqui.

Agora pegue uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e adicione um dente de alho descascado 4. Assim que o alho dourar, retire-o da frigideira e adicione as ervilhas. Cozinhe por 5-6 minutos 5, adicionando caldo de legumes (leia a receita aqui) para auxiliar no cozimento 6.

Após os 5-6 minutos, adicione as favas 7 e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sal e pimenta a gosto. Despeje mais um pouco de caldo para ajudar no cozimento e evitar que as leguminosas sequem. Em seguida, adicione também as vagens 8 e salgue novamente 9. Cozinhe por mais 10 minutos, até que as leguminosas fiquem macias.

Enquanto isso, quebre os ovos em uma tigela 10 e bata-os. Tempere com sal 11 e pimenta a gosto e adicione o queijo pecorino ralado 12, depois misture tudo com uma colher ou espátula.

Quando o cozimento estiver concluído, deixe as leguminosas esfriarem, despeje-as na mistura de ovos 13 e misture 14. Em seguida, transfira tudo para uma frigideira antiaderente pré-aquecida 15.

Cubra com uma tampa 16 e cozinhe a omelete em fogo baixo por pelo menos 6 minutos. Depois, vire a omelete com a ajuda da tampa 17, virando-a e fazendo-a deslizar novamente na frigideira e deixe cozinhar o outro lado por mais 3 minutos sem tampa. Uma vez atingida uma consistência macia e compacta, a omelete de ervilhas, favas e vagem estará pronta para ser servida e saboreada 18, como? Morna, fria ou cortada em cubos!

Conservação

A omelete de ervilhas, favas e vagem pode ser conservada na geladeira em um recipiente hermético ou bem coberta com filme plástico por no máximo dois dias. Se os ingredientes que você usar forem frescos, você pode congelar a omelete de ervilhas, favas e vagem, mesmo cortada em cubos.

Conselho

Esta receita poderia ser eleita "rainha das variações". Não por acaso, é uma omelete, um prato com o superpoder da versatilidade. Não gosta de favas, ervilhas (podem ser congeladas) ou vagem? Ótimo: escolha os vegetais que preferir e use-os... espinafre, ervilhas-tortas ou abobrinhas, por exemplo. Não gosta de pecorino? Substitua por outro queijo curado de sua escolha. Não pode viver sem o retrogosto de cebola? Refogue as leguminosas na cebola roxa ou numa cebolinha fresca.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.