Frittatine de lampascioni

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 50 min
- Rende: 20 pedaços
- Custo: Baixo
- Notas mais cerca de 3-4 horas para deixar de molho
APRESENTAÇÃO
As frittatine de lampascioni são deliciosas fritadas feitas com lampascioni, cebolinhas selvagens com um retrogosto amargo, típicas do Mediterrâneo.
Os lampascioni são consumidos principalmente na Apúlia e Basilicata e hoje propomos uma maneira simples, mas saborosa, de prepará-los.
Os lampascioni exigem uma limpeza cuidadosa, toda a terra deve ser bem removida, e depois são necessários vários banhos em água fria, durante os quais os lampascioni liberarão o excesso de amargor.
As frittatine de lampascioni terão apenas um leve retrogosto amargo, que será percebido apenas no final, e que não incomoda de forma alguma.
Os lampascioni cozidos e reduzidos a um purê grosso são temperados com queijo grana, salsinha e ovos e depois fritos em óleo quente.
As frittatine de lampascioni devem ser servidas como um aperitivo rústico e original!
- INGREDIENTES
- Ingredientes para cerca de 20 frittatine
- Lampascioni 400 g
- Grana Padano DOP 50 g - para ralar
- Farinha de rosca 40 g
- Alho ½ dente
- Ovos 2
- Azeite virgem extra 150 ml
- Salsa 1 colherinha - para picar
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparo

Para preparar as frittatine de lampascioni, primeiro limpe os lampascioni removendo todo o excesso de terra; depois corte a ponta 1 e remova a membrana externa que os cobre 2; finalmente, corte também a raiz 3.

Faça um corte em cruz na base de cada lampascioni 4, para evitar que eles se desfaçam muito durante o cozimento. À medida que você limpa os lampascioni, coloque-os em uma bacia com água fria 5, para que não fiquem pretos. Os lampascioni devem ficar de molho em água fria por pelo menos 3-4 horas, trocando a água várias vezes durante esse tempo. Os lampascioni vão liberar uma cor rosada na água e, graças aos vários banhos, perderão o excesso de amargor. Escorra os lampascioni 6 e

ferva-os em bastante água salgada por 40-45 minutos (7-8). Após esse tempo, faça um teste para ver se os lampascioni estão prontos: devem estar tão macios que possam ser esmagados com um garfo 9.

Escorra os lampascioni 10 e mergulhe-os imediatamente em água fria 11. Deixe esfriar, em seguida escorra-os 12.

Seque os lampascioni com um pano limpo 13 e amasse-os com a ajuda de um garfo 14. Transfira-os para uma tigela e pique-os mais com o garfo 15 para obter um purê grosso.

Tempere o purê de lampascioni com meio dente de alho amassado (ou inteiro, de acordo com seu gosto) 16, o queijo grana ralado 17, uma colher de chá de salsinha picada 18 e misture o composto.

Adicione então o pão ralado 19 e, por último, os ovos, um de cada vez, previamente batidos 20. Sal e pimenta a gosto, e misture sempre com o garfo para obter uma massa homogênea e macia 21.

Enquanto isso, coloque em uma panela larga e antiaderente o óleo de oliva e aqueça; assim que estiver bem quente, pegue uma colher de massa de cada vez e frite suas frittatine, deslizando a massa diretamente no óleo 22. Dê uma forma o mais regular possível às frittatine com a ajuda de 2 colheres. Frite-as por 2 minutos de cada lado, virando com cuidado 23 e, uma vez bem douradas, escorra suas frittatine de lampascioni em papel absorvente 24. Se quiser frittatine mais leves, você pode assá-las em forno pré-aquecido a 200°, seja estático ou ventilado, por cerca de 10-15 minutos, virando-as na metade do cozimento. Sirva suas frittatine de lampascioni ainda quentes!