Bolinhos de bacalhau com passas

/5

APRESENTAÇÃO

Os bolinhos de bacalhau com passas são pequenas pepitas fritas muito saborosas e particulares pela combinação agridoce que as passas criam junto com o bacalhau, muito salgado.
A união é feita por uma simples Massa para fritura preparada com água e farinha que liga perfeitamente esses dois ingredientes muito diferentes entre si, mas igualmente saborosos e apetitosos!

Experimente também estas variações de Bacalhau frito:

  • Bacalhau à milanesa
  • Bacalhau frito com creme de abacate

 

INGREDIENTES

Ingredientes para 22 bolinhos
Bacalhau dessalgado 450 g
Uvas passas 80 g
Água 200 ml - gelada
Farinha tipo 00 150 g
Levedura instantânea para preparações salgadas 2 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Tomilho 2 raminhos - fresco
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparação

Para preparar os bolinhos de bacalhau com passas, coloque as passas em uma bacia e cubra com água morna para amolecê-las 1; deixe as passas de molho por pelo menos 30 minutos para reidratá-las. Em seguida, prossiga com a limpeza do peixe. Pegue o bacalhau dessalgado e com uma faca retire a pele 2. Corte o peixe em tiras 3;

em seguida, corte em pedacinhos e pique com a faca 4. Coloque o peixe picado em uma tigela e reserve. Enquanto isso, prepare a massa: em um recipiente coloque a água fria 5 e a farinha peneirada 6.

Misture bem a massa com o batedor para evitar a formação de grumos 7 até obter uma massa densa e homogênea. Adicione as folhas de tomilho 8 e ajuste o sal e a pimenta 9.

Após 30 minutos, escorra e esprema as passas 10 e adicione-as à mistura 11 junto com o fermento 12, continuando a misturar com o batedor.

Por fim, adicione o bacalhau 13 e, com uma espátula, misture bem todos os ingredientes 14. Em uma frigideira grande, aqueça bastante óleo e, com um termômetro de cozinha, verifique se a temperatura não ultrapassa 175°-180°C. Com uma colher, despeje delicadamente a massa no óleo quente 15; frite poucos bolinhos de cada vez para evitar que a temperatura do óleo caia. Repita a operação até que a massa termine: você deverá obter cerca de 22 bolinhos de bacalhau e passas.

Cozinhe os bolinhos por alguns minutos e, com um garfo, vire-os várias vezes para que cozinhem bem por dentro e para que ambos os lados fiquem dourados 16. Quando os bolinhos estiverem bem dourados e cozidos, com um garfo ou uma escumadeira, escorra-os e coloque-os sobre papel toalha 17. Sirva os bolinhos de bacalhau com passas ainda quentes 18.

Conservação

Recomenda-se consumir os bolinhos de bacalhau com passas quentes na hora. Você pode guardá-los na geladeira, cobertos com filme plástico, por no máximo 1 dia. Não se recomenda congelar.

Conselho

Se você tiver bacalhau salgado, deverá limpá-lo bem do sal e deixá-lo de molho 1 ou 2 dias antes de preparar os bolinhos, trocando a água pelo menos 3 vezes ao dia. Você pode preparar esses deliciosos bolinhos com bacalhau frito ou cozido que sobrou de uma refeição anterior; assim, você criará um prato muito apetitoso e saboroso que realmente agradará a todos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.