Bacalhau com uva-passa e pinhões

- sem glúten
- Sem lactose
- Energía Kcal 313
- Carboidratos g 10
- dos quais açúcares g 10
- Proteína g 36
- Gorduras g 12.6
- das quais gorduras saturadas g 1.92
- Fibra g 2.7
- Colesterol mg 75
- Sódio mg 3380
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 45 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de molho das uvas-passas: cerca de 30 minutos
APRESENTAÇÃO
O bacalhau é um dos peixes mais apreciados na Itália, de norte a sul existem inúmeras receitas tradicionais e não, ensopado como a versão com grão-de-bico e aquela com pimentões.
Hoje propomos a receita de um segundo prato para saborear de forma inovadora este peixe delicioso: bacalhau com uva-passa e pinhões.
Para realizar a preparação, utilizamos um bacalhau já dessalgado e pronto para uso, mas se preferir, pode comprar um bacalhau salgado ou um peixe seco (ou seja, um peixe seco) tendo cuidado de deixá-los de molho em água fria por pelo menos um par de dias, trocando a água frequentemente.
O bacalhau é dourado em um refogado de cebolas roxas e alho, regado com vinho branco e depois cozido lentamente junto com os tomatinhos que criam um delicioso molho.
Pinhões, uva-passa e azeitonas pretas, além de caracterizar o prato com uma nota agridoce, o tornam também muito colorido. O bacalhau com uva-passa e pinhões é uma receita simples e rústica com sabores mediterrâneos que realça o sabor inconfundível deste peixe. Não lhe resta mais nada senão experimentar!
Venha descobrir outras receitas apetitosas à base de bacalhau e peixe seco:
- Bacalhau ao forno
- Bacalhau ensopado
- Bacalhau mantecato
- Brandacujun
- Bacalhau ao forno com batatas
- INGREDIENTES
- Bacalhau dessalgado 600 g
- Tomates-cereja 500 g
- Uvas passas 30 g
- Pinhões 20 g
- Vinho branco seco 100 ml
- Água 50 ml
- Azeitonas pretas 70 g - sem caroço
- Cebolas roxas 1
- Alho 1 dente
- Salsa 20 g
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparação

Para preparar o bacalhau com uva-passa e pinhões, comece retirando as espinhas do bacalhau 1. Nós utilizamos um bacalhau já dessalgado e pronto para consumo, mas se preferir, pode utilizar bacalhau salgado ou peixe seco, tendo cuidado de deixá-los de molho em água fria por um par de dias, trocando a água pelo menos 3 vezes ao dia para eliminar o sal (no caso do bacalhau) e para reidratar (no caso do peixe seco). Corte finamente a cebola roxa com uma faca ou usando um processador se preferir 2. Lave e corte ao meio os tomatinhos 3 e coloque-os em uma tigela. Corte as azeitonas em rodelas e reserve.

Coloque a uva-passa de molho em 100 ml de vinho branco 4, deixe a uva-passa reidratar por pelo menos 30 minutos, escorra e reserve tanto a uva-passa quanto o vinho que, entretanto, ficará aromatizado. Coloque uma frigideira no fogo e toste os pinhões 5 mexendo frequentemente para evitar que queimem. Aqueça duas colheres de sopa de azeite 6 e

coloque para dourar a cebola previamente picada 7. Esmague o dente de alho diretamente na frigideira 8 e doure em fogo médio por pelo menos 10 minutos. Regue com água o refogado para evitar que seque muito 9.

Coloque os pedaços de bacalhau na frigideira 10, sal e pimenta. Após cerca de cinco minutos dourando, regue com o copo de vinho e evapore aumentando o fogo. Adicione a uva-passa 11. Quando o vinho evaporar, abaixe o fogo. Junte os pinhões tostados 12,

os tomatinhos 13 e cubra com uma tampa 14. Não mexa o bacalhau durante o cozimento, apenas mova a frigideira, para evitar que se desfaça. Adicione, por último, as azeitonas pretas 15 e continue cozinhando até que o molho reduza e o bacalhau fique bem cozido, levará cerca de 20-25 minutos.

Pique a salsinha 16 e junte ao bacalhau para temperar e perfumar o prato 17, ajuste o sal e a pimenta e sirva seu bacalhau com uva-passa e pinhões bem quente 18.