Bolinhos de bacalhau

/5

APRESENTAÇÃO

Doces ou salgadas, as frituras são sempre deliciosas! Amadas por adultos e crianças, são apreciadas em qualquer época do ano... mas para as festas de fim de ano, escolhemos fazer uma versão à base de peixe, perfeita para servir como aperitivo na ceia de Natal. Os bolinhos de bacalhau são realmente irresistíveis: experimentar esses petiscos quentes e crocantes será obrigatório. Uma preparação rústica para um prato alternativo ao Bacalhau frito, onde uma massa delicada guarda o sabor único dos cubinhos de bacalhau. Prepare uma quantidade generosa e frite esses bolinhos na hora... o aroma vai atrair todos os seus convidados para a cozinha, e será difícil fazê-los chegar à mesa. Esses bolinhos de bacalhau são como cerejas: um puxa o outro!

Experimente também esses saborosos aperitivos com o bacalhau:

  • Crostini com bacalhau mantecato
  • Bacalhau à doré
  • Brandacujun
  • Bolinhos de couve-flor

 

INGREDIENTES

Ingredientes para 15 unidades
Bacalhau dessalgado 450 g
Água 200 g - gelada
Farinha tipo 00 100 g
Farinha de arroz 50 g
Levedura instantânea para preparações salgadas 2 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta 1 pitada
Manjerona 2 raminhos
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparação

Para preparar os bolinhos de bacalhau, comece pela limpeza deste. Certifique-se de que o seu bacalhau já está dessalgado; caso contrário, Como dessalgar o bacalhau. Neste ponto, retire a pele do filé, usando uma faca bem afiada e deslizando-a paralelamente à carne 1. Corte o pedaço de peixe primeiro em tiras 2 e depois em cubos e pique com a faca 3.

Depois de picar grosseiramente, transfira-o para uma tigela pequena e adicione as folhas de manjerona 4. Em outra tigela, peneire as duas farinhas juntas 5 e adicione o fermento em pó 6.

Verta a água gelada aos poucos e misture com um batedor 7 até obter uma massa lisa e homogênea 8. Em seguida, adicione o bacalhau e misture tudo 9.

Adicione a pimenta-do-reino moída 10 e, se necessário, uma pitada de sal. Cubra com filme plástico e deixe a massa descansar por cerca de 20 minutos em local fresco. Após esse tempo, coloque o óleo para aquecer em uma panela grande até atingir 175°C; para medir a temperatura correta, você pode usar um termômetro de cozinha. Quando o óleo estiver quente, usando duas colheres que você pode mergulhar no óleo de vez em quando, retire uma porção da massa 12

e deixe-a cair no óleo quente 13. Frite assim poucos pedaços de cada vez, por cerca de 6-7 minutos, virando os bolinhos com frequência. Quando estiverem bem dourados 14, escorra-os em uma bandeja com papel toalha para absorver o excesso de óleo 15. Continue fritando até terminar a massa e sirva seus bolinhos de bacalhau ainda quentes!

Conservação

Recomenda-se consumir os bolinhos de bacalhau imediatamente após o preparo. Não é recomendada a conservação na geladeira, pois se colocados em um recipiente hermético, a fritura perderá sua crocância.

Conselho

Esses bolinhos de bacalhau são tão bons que parece impossível torná-los mais saborosos... mas não é! Experimente adicionar algumas azeitonas pretas sem caroço e picadas ou tomates secos: ficarão ainda mais deliciosos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.