Fritura mista de peixe
- Fácil
- 50 min
- Kcal 1015
A fritura mista de pescados frescos é um segundo prato que você pode preparar quando, indo ao mercado ou ao peixeiro, encontrar peixinhos muito frescos de pequeno porte que, misturados, podem resultar em uma fritura especialmente saborosa e de diferentes sabores.
Dependendo de onde você está e da época, você pode encontrar diferentes peixinhos (anchovas, sardinhas, cabozes, linguadinhos, salmonetes, etc.), mas as operações de limpeza serão mais ou menos semelhantes. Para realizar uma excelente fritura de pescados frescos, seque muito bem os peixes já limpos e lavados antes de fritá-los e passe-os em uma farinha de semolina mais grossa para obter uma fritura mais crocante.
O óleo (neste caso de sementes), na fritura, para não queimar, não deve nunca ultrapassar os 175°.
Neste caso, na nossa fritura de pescados frescos, temos linguadinhos, cepolas (também chamadas de cebolas, tiras, lanspadas) e cabozes.
Proceda à limpeza dos peixes, eliminando a cabeça 1 e as vísceras 2 do peixe. No caso das cepolas, elimine as barbatanas dorsais e ventrais ao longo de todo o corpo cortando-as com uma tesoura, em seguida, corte o peixe em três partes.3.
Se necessário, enxágue rapidamente os peixes em água corrente 4, seque-os bem com papel toalha para deixá-los perfeitamente secos 5 e passe-os na farinha de semolina de grão grosso 6.
Frite os peixes em bastante óleo de sementes 7 (de preferência de amendoim) que você deve manter a uma temperatura constante de 175° sem jamais ultrapassá-la. Vire os peixes durante a fritura 8 e, uma vez dourados, escorra-os e coloque-os sobre papel toalha 9 para eliminar o excesso de óleo. Salgue e sirva imediatamente acompanhando a fritura com uma saladinha mista ou com batatas fritas deliciosas.
P.S. As cepolas, após a fritura, são muito crocantes e têm uma carne realmente saborosa, mas cuidado com a espinha interna; ao abrir o peixe já frito em duas partes, você pode facilmente eliminá-la.