Garganelli com creme de leite, presunto e ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

Os garganelli com creme de leite, presunto e ervilhas são um prato de massa realmente convidativo e substancial pela presença do creme de leite e do Grana Padano DOP.

Se não comprou presunto, não se preocupe! Você pode experimentar esta receita de dar água na boca com o presunto que sobrou na geladeira!

O molho usado para este prato principal, que também pode ser acompanhado com outros formatos de massa, será um grande sucesso entre adultos e crianças, que vão adorar o sabor delicado deste prato!
Os garganelli com creme de leite, presunto e ervilhas são uma receita muito simples e rápida de preparar, ideal quando se tem pouco tempo, mas se quer preparar um prato saboroso e rico!

Procura uma variação sem creme de leite? Experimente a pasta presunto e ervilhas cremosa!

INGREDIENTES

Ovo Garganelli 400 g
Noz-moscada 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 30 g
Sal 2 g
Creme de leite fresco líquido 100 ml
Ervilhas 150 g
Presunto cozido 120 g
para polvilhar
Grana Padano DOP 35 g - para ralar

Preparação

Para preparar os garganelli com creme de leite, presunto e ervilhas, comece pegando uma chalota e picando-a finamente 1. Agora, pegue uma frigideira antiaderente e despeje um fio de óleo. Despeje agora a chalota finamente picada e deixe refogar em fogo baixo 2. Mexa de vez em quando a chalota para refogá-la de maneira uniforme 3.

Quando a chalota estiver refogada e tiver uma coloração dourada, despeje as ervilhas na frigideira 4. Enquanto isso, coloque para ferver em uma panela bastante água para a massa e adicione sal. Quando a água voltar a ferver, adicione a massa. Continue com o cozimento das ervilhas, adicionando uma colher ou uma concha de água do cozimento 5, conforme necessário. Ajuste o sal e a pimenta. A seguir, prossiga com o presunto. Corte-o em tiras e depois em cubinhos 6.

Agora pegue o seu presunto cortado em cubinhos e adicione-o às ervilhas que estão cozinhando 7. Certifique-se de mexer as ervilhas e o presunto para uniformizar bem os ingredientes. Neste ponto, adicione o creme de leite 8. Adicione uma pitada de noz-moscada 9 e ajuste o sal e a pimenta.

Os garganelli agora estarão prontos. Escorra-os 10 e adicione-os à frigideira juntamente com o molho que você preparou 11. Salteie-os com o molho e mexa para que os garganelli se fundam ao molho. Sirva então os seus garganelli com creme de leite, presunto e ervilhas ainda quentes 12, polvilhe com Grana Padano DOP e... aproveite!

Conservação

Os garganelli com creme de leite, presunto e ervilhas devem ser consumidos ainda quentes, logo após serem cozidos. Podem ser guardados na geladeira em um recipiente hermético por no máximo 1 dia.

Conselho

Se você não é fã de garganelli, pode substituí-los por outros formatos de massa, como por exemplo farfalle, tagliatelle, fusilli ou penne. O presunto cozido pode ser cortado em cubinhos (comprando uma única fatia grossa de embutido) ou em tiras (se tiver presunto cozido fatiado finamente).

Curiosidade

Os garganelli recebem seu nome da palavra dialetal emiliana "garganel", que indica o esôfago do frango, ao qual lembram na forma.
Para prepará-los em casa, era necessário estender uma massa, cortá-la em quadradinhos, enrolá-los um a um em um palito e rolá-los em um pente de tecelagem, que conferia as características estrias da massa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.