Geleia de pêssego assada

/5

APRESENTAÇÃO

Pão, manteiga e geleia caseira: um dos cafés da manhã mais amados em todo o mundo. E se a geleia for feita por você, talvez com a fruta do seu jardim, melhor ainda! Hoje queremos mostrar como preparar a geleia de pêssegos assada, um método alternativo que não exigirá muito esforço. Basta juntar fruta e açúcar e colocar tudo no forno... não será necessário mexer continuamente, como geralmente se faz. A temperatura constante permitirá que os pêssegos cozinhem suavemente e de maneira uniforme, e o resultado final será exatamente como você está acostumado! Toda a doçura dos pêssegos da estação será encerrada nestes potes prontos para usar quando precisar, seja para saborear com pão ou preparar muitos doces deliciosos, como a torta integral!

Não perca também estas receitas de geleias e marmeladas:

 

INGREDIENTES
Ingredientes para 1,6 kg de geleia
Pêssegos 2 kg
Açúcar 200 g
Suco de limão 40 g

Preparação

Para preparar a geleia de pêssegos assada, a primeira coisa é garantir que você tenha tampas novas e frascos esterilizados (seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde indicadas no final da receita). Depois, lave os pêssegos, corte-os ao meio usando uma faca 1 e, separando as duas metades 2, retire o caroço. Em seguida, descasque-os 3.

e cortando-os em pedaços, transfira-os para dentro de uma assadeira 4. Adicione o açúcar 5 e o suco de limão 6

Misture tudo 7 e asse em forno estático pré-aquecido a 200° por 2 horas. Neste ponto 8, transfira para uma tigela e bata com um mixer de imersão 9

Encha os potes 10 e feche-os apertando bem a tampa 11. Em seguida, vire o frasco de cabeça para baixo e deixe esfriar completamente. Se a geleia ainda estiver quente, o vácuo se criará automaticamente, caso contrário, para segurança, você pode colocá-los em uma panela com água (cerca de meio cm abaixo da tampa) e levar tudo a ferver. Antes de consumir 12, certifique-se de que o vácuo foi criado pressionando a tampa no centro: se fizer click-clack, significa que o vácuo não ocorreu corretamente e a geleia não pode ser consumida. 

Conservação

A geleia de pêssegos assada se conserva na despensa por, no máximo, 5 meses. Antes de consumi-la, recomendamos sempre verificar se o vácuo foi mantido. As geleias caseiras, que contêm uma porcentagem de açúcar inferior ao peso total da fruta, têm tempos de conservação menores em comparação com aquelas com a mesma dose de açúcar e fruta, que podem durar até um ano. Uma vez aberto o frasco, conserve a geleia na geladeira e consuma em até 3 semanas.

Conselho

Aromatize a geleia com as especiarias que preferir! 

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e marmeladas pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é sempre bom lembrar que nunca se poderá obter o mesmo nível de segurança alimentar das conservas e marmeladas produzidas profissionalmente. Para uma correta preparação das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.