Geleia de framboesa

/5

APRESENTAÇÃO

A geleia de framboesa é uma conserva de verão que destaca o sabor naturalmente doce e ácido que caracteriza esses lindos frutos de cor vermelha. Seguindo a nossa receita, você descobrirá como fazer uma deliciosa geleia sem sementes, perfeita para rechear Croissant, bolos e tortas, como a sbriciolata alla marmellata. Como todas as geleias e compotas caseiras, o segredo do sucesso está na qualidade dos ingredientes e no cozimento perfeito, para o qual revelaremos todos os nossos truques para garantir um ótimo resultado. Aproveite as frutas da estação mais quente para fazer muitas outras deliciosas geleias, como a de Geleia de morango ou de cereja. Com a chegada do inverno, você poderá se aventurar no preparo de uma geleia de laranja, de Geleia de romã ou de uma Compota de maçã temperada, assim você terá estoques na despensa durante todo o ano!

INGREDIENTES
para 400 g de geleia
Framboesas 500 g
Açúcar 200 g
Suco de limão 20 g

Preparo

Para preparar a geleia de framboesa, certifique-se de ter higienizado os potes que você usará, seguindo as instruções no final da receita. Lave bem as framboesas em água corrente. Deixe-as escorrer em uma peneira e depois coloque-as em uma assadeira. Esprema o suco do limão, coe e regue as framboesas 2, adicione o açúcar 3 e misture bem.

Cubra com filme plástico 4 e deixe as framboesas macerando por pelo menos 4 horas na geladeira (melhor ainda se for durante a noite). Após esse tempo, recupere a mistura 5 e transfira para uma panela 6.

Inicie o cozimento da geleia 7 e remova a espuma assim que necessário com a ajuda de uma escumadeira 8. A geleia geralmente deve cozinhar por cerca de 50-60 minutos, em fogo médio, mexendo de vez em quando. A geleia está pronta se, ao deixar cair uma gota em um pratinho e incliná-lo, ela permanecer estável e não escorrer. Se preferir remover as sementes das framboesas, passe a geleia por uma peneira ou um passador. Em seguida, despeje a geleia de framboesa ainda quente nos potes higienizados 9, deixando 1 cm da borda do pote. Bata levemente os potes em uma superfície para ajustar a geleia de ameixa e gengibre. Feche os potes e deixe esfriar. Se você usar potes com tampas de borracha, ao consumir a geleia, pode fazer o teste de vácuo puxando a aba apropriada: se ao puxá-la, você ouvir um som seco, significa que o conteúdo foi conservado com o vácuo correto. Caso contrário, se ao puxar a aba a vedação parecer "mole", significa que o vácuo não foi criado corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. Se você usar potes com tampas de rosca, após encher a geleia ainda quente, aperte bem as tampas, mas sem apertar muito, e deixe os potes esfriarem. Você pode virá-los de cabeça para baixo ou pular essa etapa: graças ao calor, o vácuo será formado, permitindo que o produto seja conservado por muito tempo. Uma vez que os potes tenham esfriado, verifique se o vácuo foi criado corretamente: pressione o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi criado. Uma vez confirmado que a conservação foi bem-sucedida, sua geleia de framboesa está pronta para ser armazenada na despensa!

Conservação

A geleia de framboesa caseira dura cerca de 3 meses em local escuro e seco, se os potes forem esterilizados corretamente e se o vácuo for criado. Uma vez aberto o pote, conserve na geladeira por 3-4 dias.

Conselho

Lembre-se sempre de que a geleia não deve endurecer completamente durante o cozimento. A compota, de fato, atinge uma consistência mais firme ao esfriar, então se você cozinhar demais, corre o risco de obter uma geleia muito dura.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos para a saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar as condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, ao contrário dos procedimentos industriais, que são capazes de garantir para evitar contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é sempre importante lembrar que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que as conservas e geleias produzidas em nível profissional apresentam. Para uma preparação correta de conservas caseiras, consulte as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.