Nhoque à mediterrânea

/5

APRESENTAÇÃO

Os nhoques à mediterrânea são um prato principal saboroso, rico em legumes gostosos salteados na frigideira que, além de dar cor ao prato, criam um agradável contraste de texturas entre os nhoques macios e os legumes crocantes. Os nhoques à mediterrânea são uma receita fresca e perfumada preparada com legumes da estação, ideal para saborear, mesmo no verão, os pedaços de batata mais amados! Se os nhoques são a sua paixão, venha descobrir todas as nossas outras receitas, temos em mente para você também versões inusitadas, como aqueles de Nhoques de beterraba com tomatinhos e stracciatella!

Se, por outro lado, é o tempero mediterrâneo que conquistou você, então experimente também a massa à mediterrânea!

INGREDIENTES

Ingredientes para o nhoque
Batatas 1 kg
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 1 - médio
Sal fino 2 pitadas
para temperar
Cenouras 150 g
Abobrinhas 180 g
Berinjelas 300 g
Cebolinha fresca 50 g
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para enfarinhar a bancada
Farinha tipo 00 quanto baste

Preparo

Para preparar os nhoques à mediterrânea, a primeira coisa a fazer é preparar as batatas: lave-as e, sem descascá-las, coloque-as em uma panela com água salgada e deixe-as ferver 1. Ainda quentes, descasque-as 2, em uma tigela peneire a farinha 3

e adicione o purê de batatas amassadas com o espremedor de batatas 4. Adicione uma pitada de sal, a farinha e comece a amassar a mistura para incorporar os ingredientes. Neste ponto, adicione um ovo batido 5 e continue amassando até obter uma massa sem grumos e compacta e prossiga amassando em uma bancada enfarinhada 6.

Forme longos rolinhos, que você cortará com uma espátula (ou uma faca) em pedaços do tamanho de uma noz grande 7. Para finalizar, faça as ranhuras características dos nhoques deslizando cada nhoque sobre o garfo ou com o utensílio específico para nhoque 8. Coloque os nhoques em uma bandeja enfarinhada 9.

Enquanto isso, cuide do tempero: lave os legumes, corte em tirinhas finas a parte branca da cebolinha 10, descasque e corte em palitos finos as cenouras 11, e por último corte as abobrinhas 12

as berinjelas 13. Aqueça um fio de óleo em uma frigideira, adicione a cebolinha e as cenouras 14 e refogue por 5 minutos, tempere com sal, pimenta e depois adicione também as abobrinhas 15

e as berinjelas 16 continue cozinhando 17 por mais 10 minutos, os legumes devem permanecer crocantes. Coloque no fogo uma panela com bastante água salgada e leve para ferver, coloque os nhoques 18 e cozinhe por alguns minutos,

assim que os nhoques subirem à superfície, escorra-os com uma escumadeira 19 diretamente na frigideira com o tempero 20, deixe-os pegar sabor por alguns instantes e depois sirva os nhoques à mediterrânea bem quentes 21.

Conservação

Depois de cozidos, conserve os nhoques à mediterrânea na geladeira, fechados em um recipiente hermético, por no máximo dois dias. Você pode prepará-los com antecedência sem tempero e congelá-los colocando-os no freezer antes de cozinhá-los: posicione-os em uma bandeja e depois, quando estiverem congelados, transfira-os para os saquinhos apropriados para alimentos. Dessa forma, você evitará que os nhoques "grudem" entre si. Você pode congelar separadamente os legumes cozidos se tiver utilizado ingredientes frescos.

Conselho

Para dar um toque de sabor e cor, você pode adicionar ao tempero de legumes também tomatinhos cereja e azeitonas pretas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.