Lagane e grão-de-bico

/5

APRESENTAÇÃO

Existem receitas antigas, passadas de geração em geração, que quando trazidas à mesa ainda hoje fazem ressurgir memórias e sabores de tempos distantes. Como a receita da massa e batatas à napolitana ou lagane e grão-de-bico, o primeiro prato que propomos aqui, típico da tradição gastronômica do sul da Itália, muito difundido especialmente na Basilicata, Calábria e Campânia. O que une as diferentes versões é o tipo de massa fresca, obtida misturando semolina de trigo duro e água. As lagane lembram grandes talharins, mas são feitas em um formato mais largo, cerca de 2-3 cm. Juntas ao grão-de-bico, cozido lentamente e depois temperado com molho de tomate, tornam-se um prato cremoso e perfumado, talvez para servir como comfort food em uma fria noite de inverno!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa fresca
Sêmola de trigo duro remacinada 400 g
Água 210 g
Para o molho
Grão-de-bico seco 400 g
Passata de tomate 500 g
Azeite virgem extra 45 g
Alho 1 dente
Pimenta fresca 1
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
Tomilho quanto baste

Preparação

Para preparar as lagane com grão-de-bico, comece colocando o grão-de-bico seco de molho (preferencialmente por um dia inteiro) em água fria (1-2). Após o molho, escorra e cozinhe em uma panela grande por cerca de 1h/1h30, também conforme indicado na embalagem 3; eles também podem ser cozidos na panela de pressão, o que reduzirá o tempo pela metade.

Enquanto isso, dedique-se às lagane: em uma tigela, despeje a semolina e adicione a água em temperatura ambiente aos poucos 4, mexendo com um garfo 5. Trabalhe a massa à mão diretamente na tigela 6 até obter uma consistência lisa e homogênea.

Faça uma bolinha de massa, cubra com filme plástico 7 e deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos meia hora para que a massa relaxe. Enquanto isso, retire as sementes da pimenta fresca 8 e pique-a, descasque o alho e divida ao meio; então frite em uma panela grande com óleo 9

em seguida, retire o alho e adicione a pimenta fresca picada 10; frite e, enquanto isso, escorra o grão-de-bico já cozido 11. Adicione-os na panela 12

deixe saltear por 5 minutos, aromatizando com sal, pimenta e folhas de tomilho 13. Em seguida, adicione o molho de tomate 14 e cozinhe em fogo baixo por 20-25 minutos (se necessário, adicione um pouco de água quente para ajudar no cozimento); eles devem ficar cremosos no final do cozimento 15.

Enquanto isso, retome a massa 16, divida em pedaços 17 e passe na máquina de abrir massa, ajustando gradualmente a espessura até chegar a 2 mm (você também pode abrir a massa com um rolo) 18.

Você deve obter uma tira fina de massa para enrolar sobre si mesma (19-20). Corte cada rolo de massa em pedaços de 2 cm de espessura 21,

e prossiga da mesma forma até terminar toda a massa 22; você pode então abrir as lagane à mão 23 e colocá-las em uma bandeja levemente enfarinhada, cobertas com um pano de prato limpo; deixe descansar por 15-20 minutos. Depois disso, leve água salgada para ferver em uma panela grande e cozinhe as lagane por alguns segundos 24

em seguida, escorra a massa com a ajuda de um escorredor de espaguete e transfira para a panela com o grão-de-bico 28; misture por alguns instantes 26, então deixe descansar um minuto, antes de servir as lagane com grão-de-bico bem quentes 27!

Conservação

Recomenda-se consumir lagane e grão-de-bico bem quentes. Você pode congelar as lagane cruas, em uma bandeja levemente enfarinhada e, quando endurecerem, pode transferi-las para um saco de alimentos.

Conselho

Para amolecer as cutículas, durante o molho do grão-de-bico, você pode adicionar uma pitada de bicarbonato. Para dar ainda mais sabor ao prato, você pode aromatizar o molho com folhas de manjericão!

Curiosidade

O nome lagane parece remontar à segunda metade do século XIX, e que vem do apelido dado aos bandidos das florestas do Vulture, chamados de “scolalagane”, por sua gula de massa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.