Lahuh (pão Iemenita)

/5

APRESENTAÇÃO

Na culinária do Oriente Médio, existem muitos tipos de pães achatados e redondos, cozidos em panela ou em uma chapa circular, levemente untada com óleo; um deles é o lahuh, um pão macio de origem iemenita, muito presente na culinária judaica.
O lahuh é um pão saboroso e muito fácil de fazer porque não requer cozimento no forno; parece um panqueca maior, com uma consistência úmida e macia, liso de um lado, aquele que está em contato com o calor da panela, e cheio de bolhas na parte superior.
Para obter um resultado ótimo, a panela deve ser resfriada toda vez antes de passar para o cozimento da próxima porção de massa.
O lahuh é servido tanto com preparações salgadas, como homus ou molho de tomate, quanto acompanhado dos pratos principais de carne; ou na versão doce, coberto com mel e lascas de amêndoas.
O lahuh trará para sua casa um aroma e um sabor totalmente oriental!

INGREDIENTES

Pão toscano 60 g - sem crosta
Farinha tipo 00 500 g
Fermento biológico seco 3 ½ g
Sal fino 15 g
Açúcar 10 g
Água 700 ml
para untar a frigideira
Óleo de sementes quanto baste

Preparação

Para preparar o lahuh, primeiro mergulhe o pão branco, retirado da crosta, em água fria por 5 minutos 1. Quando estiver bem macio, esprema bem com as mãos 2. Dissolva o fermento em água morna (alternativamente, você pode usar 12 g de fermento fresco) 3.

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o sal e despeje sobre eles, aos poucos, a água com o fermento 4, misturando ao mesmo tempo com um batedor para incorporar bem os ingredientes 5. Adicione o pão embebido e bem espremido 6 e

misture para dissolver o pão e quebrar os possíveis grumos 7. Cubra a tigela com filme plástico 8 e deixe a mistura descansar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas; após esse tempo, a mistura estará mais inchada e cheia de bolhas 9.

Agora você pode começar a cozinhar o lahuh: unte levemente (com óleo vegetal ou azeite de oliva) uma frigideira antiaderente de borda baixa, com cerca de 20 cm de diâmetro (tipo de frigideira para panquecas), espalhando o óleo com um pedaço de papel toalha 10 e despeje cerca de 110 g de massa 11, espalhando por toda a superfície da frigideira, ajudando-se com as costas de uma colher 12.

Cozinhe o lahuh em fogo médio, sem virar o pão, até que a parte superior também esteja firme (13-14). Depois de cozido, coloque o lahuh sobre um pano limpo, cubra com outro pano. Antes de continuar com outra porção de massa, é importante que você esfrie a frigideira em uma tigela de água gelada ou sob a torneira de água fria, para obter um pão liso de um lado e cheio de bolhas do outro. Continue cozinhando o restante da massa até terminar 15. Sirva o lahuh ainda quente!

Conservação

Conserve o lahuh na geladeira, coberto com filme plástico, por no máximo 2 dias.
Não é recomendado congelar.

Conselho

Se você estiver em Israel, além da versão aqui apresentada, pode encontrar uma alternativa enriquecida com folhas picadas de feno-grego: especialíssima! Lá eles usam principalmente farinha 00, mas depois de dezenas de testes, podemos garantir que também funciona muito bem com farinha de sêmola.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.