Pão injera

/5

APRESENTAÇÃO

O pão injera é o pão típico de muitas regiões africanas, da Eritreia à Etiópia. O injera é um pão redondo, com consistência esponjosa e sabor um pouco ácido, devido à sua lenta fermentação, que combina bem com os sabores fortes e muito condimentados da culinária africana.
O injera é tradicionalmente preparado com um cereal especial, que é produzido apenas na África e é impossível de encontrar no Ocidente, o teff. Nós o substituímos misturando três tipos diferentes de farinha: milho, 00 e integral.
O pão injera é cozido coberto em placas de pedra muito quentes, por pouquíssimos minutos; ele está presente na dieta de todas as famílias africanas e, além de representar um alimento básico, o injera também serve como prato e talher para comer outros alimentos.
De fato, o injera é quebrado com as mãos e serve como "colher" para pegar os alimentos presentes na mesa.
O injera é um componente fundamental de um dos pratos mais famosos da culinária africana e eritreia em particular, o zighinì!

Não perca também estas receitas da culinária africana:

  • Frango yassa
  • Ensopado condimentado de frango e amendoim

 

INGREDIENTES
Ingredientes para 10 injera
Farinha de milho 125 g
Farinha tipo 00 125 g
farinha integral 70 g
Água 250 ml - morna
Água 150 ml - quente
Fermento biológico seco 3 g
Bicarbonato de sódio 2 g

Preparo

Para preparar o pão injera, misture com um batedor, em uma tigela grande, as três farinhas: a de milho, a 00 e a integral 1. Dissolva o fermento biológico seco em 250 ml de água morna 2 (alternativamente, você pode usar 6 g de fermento biológico fresco) e despeje o líquido sobre as farinhas 3.

Misture energicamente com um batedor 4, para obter uma massa encorpada, macia e homogênea 5 que você cobrirá com filme plástico e deixará fermentar por 2 dias à temperatura ambiente 6.

Após 2 dias, você terá uma mistura cheia de bolhas. Neste ponto, adicione a ela 150 ml de água fervente 7 e o bicarbonato de sódio 8. Misture com o batedor: a consistência deve ser uma massa lisa semelhante à de crepes 9.

Cubra novamente tudo com filme plástico 10 e deixe descansar por mais uma hora, após a qual a mistura se apresentará volumosa e cheia de bolhas 11. Para cozinhar o pão, você deve usar uma pequena frigideira redonda e antiaderente, semelhante à usada para crepes: aqueça bem e despeje cerca de 70 g da mistura sobre ela 12.

Assim que começarem a aparecer bolhas na superfície 13, cubra com uma tampa e termine o cozimento 14: levará cerca de 2 minutos, você perceberá que o cozimento terminou porque o pão mudará de cor 15. Uma vez cozido, cubra bem o pão com filme plástico, para evitar que seque. Aqui está pronto o pão injera!

Conservação

Guarde o pão injera em um saco bem fechado, na geladeira por 2 dias, para evitar que seque.
Você pode congelar o pão injera já cozido.

Curiosidades

O teff é uma erva anual que produz sementes muito finas e pequenas, que são moídas finamente para produzir a farinha de teff, usada na África para preparar o injera.
O nome teff significa "perdido" e refere-se ao fato de que as sementes da planta requerem muito cuidado e habilidade manual na colheita, para evitar que sejam perdidas, justamente.

Conselho

Você pode preparar este pão usando também apenas a farinha 00. No entanto, lembre-se de prestar atenção em equilibrar a quantidade de água com base no grau de absorção, obtendo uma massa macia, semelhante à de crepes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.