Lasanha ao ragu de seitan

/5

APRESENTAÇÃO

Os grandes clássicos da nossa tradição culinária, como sabemos, para muitos são intocáveis: pensar numa amatriciana com creme de leite ou num tiramisù sem café faz arrepiar até os integristas da boa mesa, e, às vezes, nem os mais abertos inovadores conseguem deixar de torcer o nariz diante de certas releituras. Mas além da inovação por si só, existe uma de tipo diferente, que nós abraçamos com alegria: aquela que permite aos grandes clássicos atender às escolhas ou necessidades de quem adotou modelos alimentares alternativos. É justamente esse o caso das lasanhas ao ragù de seitan que propomos hoje: lasanhas tradicionais, mas preparadas com um ragù vegetariano à base de seitan, derivado do trigo com textura semelhante à da carne, mas com sabor mais delicado. Estas lasanhas serão uma doce descoberta para todos os vegetarianos que se orgulham das renúncias feitas com consciência, mas que de vez em quando sentem saudades dos sabores da infância. As lasanhas ao ragù de seitan também oferecerão a eles a possibilidade de reviver a magia de um prato fortemente ligado às memórias de todos: o aroma do ragù cozinhando lentamente, preenchendo a cozinha com cheiros de outros tempos; o almoço de domingo como a avó entendia... uma verdadeira lembrança em molho vegetariano, e decididamente mais leve, que conseguirá surpreender até os mais céticos conservadores. Não acredita? Experimente a nossa receita e nos conte!

INGREDIENTES

Ingredientes para um refratário de 20x30 cm
Lasanha de ovo 21 - folhas
Grana Padano DOP 250 g - (para ralar)
Para o molho bechamel
Leite inteiro 1 l
Manteiga 100 g
Farinha tipo 00 80 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino 1 pitada
Para o ragù de seitan
seitan 1 kg - fresco orgânico
Cenouras 50 g
Aipo 60 g
Cebolas roxas 60 g
Passata de tomate 400 g
Extrato de tomate 10 g
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Vinho branco seco 150 g

Preparação

Para preparar o ragù de seitan, comece preparando os vegetais para o clássico refogado. Limpe a cebola, o aipo e descasque e corte a cenoura; corte tudo em pedaços grandes 1. Coloque tudo no mixer 2 e ligue as lâminas até obter uma mistura bem fina 3.

Aqueça o óleo em uma panela grande e adicione a mistura de vegetais 4. Deixe dourar em fogo baixo por pelo menos 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que a mistura de vegetais esteja seca. Enquanto isso, prepare o seitan. Coloque-o aos poucos em um moedor de carne 5 para obter uma carne moída 6. Se não tiver um moedor de carne, pode picar o seitan finamente com uma faca.

Adicione o seitan ao refogado 7 e deixe dourar por alguns minutos, mexendo frequentemente com uma colher de pau. Nesse ponto, adicione o vinho branco 8 e deixe evaporar. Assim que o ragù estiver seco novamente 9

adicione o molho de tomate 10, enxaguando a tigela com um pouco de água para recolher todo o molho e deixar o ragù um pouco mais úmido 11. Misture bem e adicione o extrato de tomate 12.

Continue cozinhando em fogo baixo por 40 minutos, mexendo frequentemente para não deixar o ragù grudar 13. Perto do final do cozimento, adicione sal e pimenta 14 e misture cuidadosamente. O ragù de seitan está pronto 15.

Proceda então com a preparação do bechamel: em uma panela, aqueça o leite 16, aromatizando-o com noz-moscada 17 e uma pitada de sal. Em outra panela, coloque a manteiga 18

E quando estiver derretida, retire do fogo e adicione a farinha peneirada 19. Misture vigorosamente com um batedor 20 para obter uma mistura sem grumos (o roux). Em seguida, coloque a panela no fogo novamente, para dourar levemente a mistura. Adicione o leite quente aromatizado e misture vigorosamente com o batedor 21; deixe engrossar, cozinhando o bechamel em fogo baixo por 5-6 minutos, mexendo frequentemente.

É hora de montar a sua lasanha! Pegue uma assadeira retangular de 30x20 cm, espalhe um pouco de bechamel no fundo 22 e coloque as camadas de lasanha: 4 folhas, dispostas horizontalmente e ligeiramente sobrepostas, para obter uma camada espessa 23. Cubra com uma fina camada de bechamel 24,

espalhe bem e depois distribua o ragù 25 em uma camada uniforme. Finalmente, espalhe um pouco de Grana Padano DOP ralado 26, polvilhando uniformemente. Cubra com uma segunda camada de lasanha, desta vez colocando 3 folhas em sentido vertical oposto à primeira camada, de modo que fiquem cruzadas 27.

Cubra essa camada com bechamel 28 e continue com o ragù, o parmesão e uma nova camada de lasanha disposta horizontalmente. Continue assim, alternando os ingredientes e a direção das camadas de lasanha, até obter 6 camadas. Termine polvilhando a última camada com bastante parmesão 29, depois leve a assadeira assim montada ao forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 30 minutos (ou em forno ventilado a 180° por 20-25 minutos), até que as camadas estejam macias e a crosta de parmesão bem dourada. Sua lasanha ao ragù de seitan está pronta para ser apreciada!

Conservação

O ragù de seitan pode ser conservado na geladeira, em um recipiente hermético, por 2-3 dias. Você pode congelá-lo (em recipientes herméticos apropriados) se tiver usado apenas ingredientes frescos e não descongelados. Pode conservar a lasanha ao ragù de seitan na geladeira, coberta com filme plástico, por 1-2 dias. Pode ser preparada no dia anterior, mantida na geladeira coberta com filme plástico e assada no dia seguinte. Você também pode congelá-la, se tiver usado ingredientes frescos, de preferência crua: antes de assá-la de acordo com a receita, descongele na geladeira cerca de 24 horas antes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.