Licor de creme de ovo (Vov)

/5

APRESENTAÇÃO

O licor de creme de ovo é uma preparação de origens vênetas, mais precisamente de Pádua, onde seu criador, o sr. Pezziol, o preparou pela primeira vez em 1840 na sua loja de mercearia, sem saber o que fazer com as muitas gemas de ovo que sobravam de sua principal ocupação: a produção de torrone.
O nome Vov derivaria da palavra 'vovi', que em dialeto vêneto significa ovos.
A preparação do licor de ovo caseiro é bastante fácil e, simplesmente seguindo a receita, é possível obter resultados que não deixam nada a desejar em comparação com as famosas e caras preparações comerciais.

INGREDIENTES
Ingredientes para 750 ml de licor
Gemas 10
Açúcar de confeiteiro 400 g
Cognac 25 ml
Marsala 25 ml
Leite inteiro 300 ml
Álcool puro 75 ml
Fava de baunilha 1

Preparação

Em uma tigela, coloque as gemas de 10 ovos com o açúcar de confeiteiro e as sementes da fava de baunilha, e com um batedor de arame misture até obter um creme denso e homogêneo. Adicione aos poucos o álcool, o conhaque e o marsala seco, continuando a misturar com o batedor, e por último adicione o leite. Coloque a mistura em uma panela em banho-maria e, continuando a mexer, deixe o creme engrossar (pelo menos 10 minutos) até que não se sinta mais a textura do açúcar; a água do banho-maria deve apenas tremular e não ferver, pois do contrário você pode acabar cozinhando os ovos e estragar tudo.

Deixe o Vov esfriar e coloque-o em garrafinhas, armazenando em um local fresco e escuro, de preferência na geladeira; é verdade que os ovos foram 'cozidos' em banho-maria e o álcool presente ajuda na conservação, mas, ao contrário dos produtos comerciais, nosso vov caseiro não contém conservantes e, portanto, a prudência nunca é demais.
Antes de apreciá-lo, lembre-se de agitar bem a garrafa do licor para misturá-lo adequadamente.

Conservação

Conserve o licor de creme de ovo (Vov) em um lugar fresco e seco, por exemplo, na geladeira. Uma vez aberto, é aconselhável consumi-lo em até 3-4 semanas no máximo.

Curiosidades

Devido às suas qualidades revigorantes, reconstituintes e fortalecedoras, durante a Segunda Guerra Mundial o Vov foi amplamente distribuído entre os soldados, em embalagens de papelão prensado vitrificado por dentro; mais tarde, foi colocado na clássica garrafa de vidro marrom, que hoje em dia se tornou branca e opaca, como a casca de um ovo.

Conselho

Para a preparação deste licor é essencial que você use ovos fresquíssimos, de preferência orgânicos. Dependendo do gosto, é possível modificar as proporções de álcool e açúcar: as doses da receita são para um licor leve e agradável de beber.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.