Maccheroni alla chitarra

/5

APRESENTAÇÃO

O macarrão à chitarra é um tipo de espaguete de massa fresca de seção quadrada, um formato típico da culinária abruzzesa. São preparados com uma moldura retangular de madeira de faia que é chamada precisamente de "chitarra" porque ao longo de seus lados estão esticados fios metálicos finos que lembram as cordas de uma guitarra. Sobre esses fios, é estendida a massa que, pressionada com um rolo, é cortada em tiras de seção quadrada: e assim estão formados os macarrões à chitarra!
Geralmente são acompanhados por um molho de carne de cordeiro, ou de cordeiro e pimentões ou com um simples molho de tomate com pimenta polvilhado com bastante Pecorino!

INGREDIENTES
Ingredientes para a massa
Farinha tipo 0 400 g
Ovos 4 - médias

Preparação

Para preparar o macarrão à chitarra, comece peneirando a farinha em uma superfície de trabalho; em seguida, crie a clássica forma de fonte e quebre os ovos no centro. Bata-os com um garfo incorporando a farinha aos poucos 1; depois continue amassando à mão 2 por pelo menos 10-15 minutos, até obter uma massa lisa e homogênea. Forme um bloco, achate-o levemente e envolva-o em filme plástico 3. Você pode deixar a massa fresca descansar fora da geladeira, em um local fresco e seco, por pelo menos 1 hora.

Pegue a chitarra (a ferramenta de madeira tradicionalmente usada para dar à massa esse formato) 4, depois abra parte da massa com o rolo (o restante você pode envolver em filme plástico enquanto espera para abri-lo, para não secar) 5 em uma folha não muito fina (cerca de 5 mm), preferencialmente dando uma forma retangular para que se acomode mais facilmente sobre a chitarra: você pode enrolar a folha no rolo e desenrolá-la sobre a chitarra para que adira bem aos fios da ferramenta 6.

Passe um pequeno rolo usado para esse formato de massa ou um rolo comum em todo o comprimento da folha, fazendo uma pressão forte e decidida, para que a folha seja cortada em uma única passagem 7. Proceda da mesma forma para todas as folhas de massa, e à medida que obtiver os macarrões à chitarra 8, coloque-os no varal de massa apropriado 9 ou distribua-os bem abertos sobre uma superfície enfarinhada para deixá-los secar um pouco. Seus macarrões à chitarra estão prontos para serem cozidos, temperados e servidos!

Conservação

Os macarrões à chitarra podem ser conservados na geladeira cobertos com um pano limpo levemente enfarinhado por 1-2 dias no máximo. Podem ser congelados, após deixar a massa descansar por 2-3 horas. Podem ser dispostos distantes entre si em uma bandeja levemente enfarinhada e, depois de congelados, transferidos para um saco de congelamento.

Conselho

Se você quiser preparar os macarrões à chitarra com molho de carne de cordeiro, basta adicionar ao refogado de alho e cebola 250 g de carne de cordeiro, dourá-la, depois regar com meio copo de vinho branco, deixar evaporar e adicionar o purê de tomate e duas folhas de louro. Deixe cozinhar por cerca de 45 minutos e depois adicione ao molho pimentões de diferentes cores cortados em tiras e previamente salteados em uma panela com óleo. Se você não pode preparar em casa os macarrões à chitarra, existem embalagens de massa já pronta; você só precisará preparar o molho de acompanhamento para saborear esta receita típica abruzzesa.

Curiosidade

No passado, ao preparo da massa para a folha dos macarrões à chitarra, era adicionado açafrão, previamente dissolvido nos ovos.
A qualidade dos macarrões à chitarra depende de sua compacidade, em parte devido aos ovos contidos neles, e ao longo trabalho manual na superfície de trabalho que os torna muito resistentes ao cozimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.