Espaguete alla chitarra ao negro de azeitonas com aspargos e bacon

/5

APRESENTAÇÃO

Os espaguetes alla chitarra com negro de azeitonas com aspargos e bacon é um prato principal surpreendente: o negro da massa pode fazer você pensar no típico negro de lula, mas vamos surpreendê-lo com um ingrediente que vem da Apúlia, as azeitonas celline conhecidas como "tinta" justamente porque liberam uma cor preta intensa perfeita para tingir a massa fresca.
O formato escolhido é um espaguete de seção quadrada, trata-se do típico espaguete alla chitarra abruzzese que combina bem com o molho saboroso e gostoso à base de creme de aspargos, tomates-cereja e bacon crocante.
Os espaguetes alla chitarra ao negro de azeitonas com aspargos e bacon nascem do encontro de sabores e tradições de diferentes regiões que juntos criam um prato especial de sabor único, tudo para ser descoberto!

INGREDIENTES

Ingredientes para o espaguete alla chitarra
Sêmola de trigo duro remacinada 270 g
Azeitonas pretas 100 g - celline
Água 70 g - ou salmoura das azeitonas
Azeite virgem extra 1 colherinha
para o creme de aspargos
Caldo de legumes 500 ml
Alhos-porós 125 g
Espargos selvagens 400 g
Casca de limão - meio
Tomilho 3 raminhos
Azeite virgem extra 4 colheres
Sal fino quanto baste
para o molho
Bacon (esticado) 4 fatias
Tomates-cereja 8
Azeite virgem extra 1 colher
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os espaguetes alla chitarra ao negro de azeitonas, aspargos e bacon, escorra as azeitonas 1 e bata-as com 70 g da sua água de conserva até obter um creme 2 3.

Em uma tigela, peneire a sêmola e depois adicione o patê de azeitonas 4, misture à mão 5 usando luvas para não manchar as mãos, a massa deve ficar bastante dura, assim a massa permanecerá al dente. Quando você obtiver uma massa homogênea 6 e bem misturada, coloque-a na tigela e cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por meia hora.

Limpe os aspargos removendo a parte final do caule mais dura 7 e ferva-os em água fervente 8 por 4-5 minutos com a tampa. Corte o alho-poró em fatias finas 9

e refogue-o em fogo baixo em uma panela com azeite de oliva 10, ele deve murchar sem ganhar cor. Uma vez murcho, para não ganhar cor, você pode adicionar uma concha de caldo de legumes. Retire os aspargos da água e, para mantê-los crocantes e preservar sua cor viva, mergulhe-os imediatamente em uma tigela com água e gelo 11. Escorra os aspargos, corte-os em rodelas tendo o cuidado de reservar as pontas para a decoração do prato 12.

Adicione as rodelas de aspargos ao alho-poró 13 e tempere com sal, pimenta, raspas de limão e tomilho. Bata tudo com um mixer de imersão, adicionando uma concha de caldo e um fio de azeite de oliva 14 para obter um creme liso 15.

Agora, pegue a massa, trabalhe-a um pedaço de cada vez de cerca de 150 g (cuidando de envolver a massa restante com filme plástico para não secar) e estenda-a à mão com o rolo 16 ou com a máquina específica para abrir a massa, começando pela espessura mais larga até a mais fina (cerca de 1-2 mm), o tamanho da massa deve ser retangular e deve repousar sobre o instrumento sem sobrar nas bordas. Passe a massa pela chitarra para obter os espaguetes 17, à medida que forem cortados, você pode estendê-los em uma bandeja enfarinhada ou no suporte de massa específico 18

que evitará que grudem. Lave e corte em quatro os tomates-cereja 19, corte ao meio as pontas dos aspargos 20 e reserve. Aqueça um fio de azeite de oliva em uma panela, adicione as pontas dos aspargos 21

e os tomates-cereja 22, refogue-os por alguns minutos, salgue e apimente. Seque as fatias de bacon na panela até ficarem crocantes 23 e depois corte-as em pedaços 24.

Enquanto isso, em uma panela, leve à fervura bastante água salgada e cozinhe os espaguetes por 2-3 minutos 25. Escorra a massa 26 na panela com os tomates-cereja e as pontas de aspargos, deixe pegar sabor por um minuto e então desligue o fogo. Tudo está pronto para compor a chitarra ao negro de azeitonas com aspargos e bacon: despeje no fundo de um prato o creme de aspargos, coloque os espaguetes e, por fim, decore com o bacon crocante 27.

Conservação

Recomenda-se consumir o prato imediatamente, você pode conservar na geladeira em um recipiente hermético o creme de alho-poró e aspargos por alguns dias. Em alternativa, você pode conservar a massa à vácuo ou congelá-la.

Conselho

Para obter a cor escura e intensa, é necessário usar as azeitonas celline, as azeitonas negras comuns conferem uma cor mais desbotada. Se você não encontrar as azeitonas celline, é melhor optar por azeitonas verdes que darão à massa uma bela cor verde intensa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.