Spaghetti alla chitarra verdes com queijo e pimenta

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje, propomos um prato principal de Massa fresca de ovo (massa e formatos) irresistivelmente cremosa: os spaghetti alla chitarra verdes com queijo e pimenta, uma ideia deliciosa perfeita para o seu menu de Páscoa. Assim que são servidos à mesa, o olhar é imediatamente capturado pela vibrante tonalidade verde da massa que emana frescor e vitalidade. Estes particulares Maccheroni alla chitarra, com sua forma quadrada distinta, foram preparados incorporando aos ingredientes tradicionais as folhas verdes do espinafre que, além de colorir a massa, enriquecem o sabor. O molho, inspirado nos Spaghetti Cacio e Pepe, envolve delicadamente cada fio de spaghetti, formando um véu cremoso e envolvente. O Pecorino, com suas notas típicas e pronunciadas, se funde harmoniosamente com a pimenta, proporcionando à massa um sabor rico e saboroso. Descubra aqui todos os segredos para fazer em casa os spaghetti alla chitarra verdes com queijo e pimenta e explore também outros molhos saborosos para este formato especial de massa:

INGREDIENTES

Espinafre 450 g - crus
Farinha tipo 00 400 g
Ovos 2
para o molho
Queijo pecorino romano 300 g
Pimenta preta quanto baste
Casca de limão quanto baste

Preparação

Para preparar os spaghetti alla chitarra verdes com queijo e pimenta, comece pela massa: em uma panela, coloque os espinafres lavados 1, cubra com a tampa 2 e deixe-os murchar por cerca de 5 minutos, ou o tempo necessário para amaciar 3.

Escorra-os bem pressionando em uma peneira 4, em seguida, passe-os no liquidificador 5 para picá-los 6. Reserve, pois você precisará de 200 g de espinafres picados.

Em uma tigela, coloque a farinha 7 e os ovos 8, depois misture com um garfo para juntar os ingredientes 9.

Transfira a massa para uma superfície plana 10 e trabalhe-a energeticamente por cerca de 10 minutos 11 até obter uma massa homogênea e lisa. Forme uma bola, cubra com a tigela e deixe descansar por 30 minutos 12.

Retome a bola de massa e coloque-a sobre a superfície enfarinhada 13, retire 1/3 ajudando-se com uma espátula ou uma faca 14. Mantenha o restante da massa coberto para não secar. Abra a massa com o rolo 15.

É necessário obter uma folha retangular com espessura de 2 mm 16. Tente fazer um retângulo que tenha as dimensões da sua chitarra. Agora, levante a massa enrolando-a no rolo e desenrole-a sobre a chitarra 17. Passe o rolo sobre a massa pressionando firmemente para cortá-la com as cordas e assim obter os típicos spaghetti 18. Continue dessa forma com o restante da massa.

Forme um ninho com os spaghetti alla chitarra, enfarinhando-os levemente, e deixe-os de lado à temperatura ambiente 19. Enquanto isso, ferva a água para cozinhar os spaghetti. Agora, prepare o molho de queijo e pimenta: em uma tigela, coloque o Pecorino romano ralado bem fininho, adicione uma concha de água de cozimento da massa 20 e misture energicamente com o batedor 21 ou uma espátula. Você deve obter uma consistência pastosa e seca, mas lisa e sem grumos. Cozinhe os spaghetti na água fervente por 2-3 minutos.

Agora, moa a pimenta preta em uma panela e toste-a por alguns instantes, assim, intensificando seus aromas e fragrâncias 22. Adicione uma concha de água de cozimento da massa 23 e escorra os spaghetti aqui 24.

Deixe a massa terminar de cozinhar por mais 1 minuto, depois desligue o fogo e adicione a pasta de Pecorino 25. Ajuste a consistência com uma concha de água de cozimento e misture 26. Complete com a casca de limão ralada 27.

Sirva os spaghetti alla chitarra verdes com queijo e pimenta decorando os pratos a gosto com mais casca de limão 28 e pimenta preta moída 29. Aprecie-os bem quentes e cremosos 30!

Conservação

Consuma imediatamente os spaghetti alla chitarra verdes com queijo e pimenta para preservar sua cremosidade.

Você pode congelar os spaghetti alla chitarra verdes crus. Para congelar, coloque os ninhos bem espaçados em uma bandeja e depois coloque-os no congelador para endurecer por algumas horas. Quando estiverem bem endurecidos, transfira-os para sacos de congelamento e coloque-os novamente no congelador. No momento de usá-los, cozinhe-os diretamente do congelado em água fervente e prossiga conforme a receita.

Dica

Se você não tiver um liquidificador, pode picar os espinafres com uma faca.

Procurando outras versões do clássico prato principal da culinária romana? Experimente a receita de Ravioli cacio e pepe!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.