Como limpar as lulas
- Médio
- 20 min
- Kcal 362
As lulas são moluscos cefalópodes aparentemente muito semelhantes aos calamares, mas se diferenciam destes por terem uma carne mais firme e compacta, coloração rosada com estrias amareladas, e um corpo mais alongado com duas nadadeiras menores em formato de seta. A lula é encontrada principalmente no Oceano Atlântico, mas o Mar Mediterrâneo também nos oferece frequentemente a carne deste delicioso molusco. A lula tem uma carne delicada que é adequada para diversas preparações: como entrada, como condimento de Mezze penne integrais com lulas ao vinho branco e arroz, mas também como prato principal, recheada ou acompanhada de legumes. Onde quer que sua criatividade culinária o leve, esta escola de culinária é para você: revelaremos todos os truques para limpar perfeitamente suas lulas e assim se aventurar nas mais diversas receitas!
Para limpar as lulas, comece enxaguando bem os moluscos em água corrente fria, depois coloque-os na bancada para prosseguir com a limpeza 1. Pegue então a cabeça entre dois dedos e separe-a delicadamente do manto 2 e reserve-a. Dentro do manto, pegue o gládio, que é a pequena haste transparente de cartilagem, e remova-o 3.
Em seguida, extraia as vísceras da lula 4 e enxágue-a. Neste ponto, pegue novamente a cabeça do molusco. Segure-a com dois dedos e, ajudando-se com uma faca, corte ao redor dos olhos 5 e pressione a parte inferior para eliminá-los. Procure também pelo bico que está no centro dos tentáculos 6 e empurre-o para fora.
Com a ajuda de uma faca, remova-o 7. Finalmente, faça um corte no manto com uma faca e retire a pele da lula 8. Repita a operação também para os tentáculos. Enxágue todas as partes do molusco em água corrente e a lula estará pronta para suas preparações 9.