Lula ao molho

/5

APRESENTAÇÃO

As lulas ensopadas são um prato principal da tradição caseira, uma maneira simples, mas saborosa, de saborear ao máximo esses tenros moluscos. Com esta receita, propomos uma versão no "vermelho" com um molho aveludado de tomates pelados que envolve com gosto as macias tiras de lulas, excelente também para experimentar com as sépias. O toque perfumado da salsa é indispensável, a erva aromática que tem uma ligação indissolúvel com os pratos de sabor marítimo. Para quem ama peixe em todas as suas formas, as lulas ensopadas são uma preparação perfeita para se conceder mesmo quando não se tem muito tempo para dedicar à cozinha, ao contrário dos polvinhos ensopados que exigem um cozimento mais longo. Então, basta começar a fatiar um pão crocante: aqui o "molhar o pão" é obrigatório!

Deixe-se inspirar por muitas outras receitas deliciosas com lulas:

  • Lulas com ervilhas
  • Paccheri com molho de lulas
  • Anéis de lulas e batatas
  • Lulas às azeitonas

INGREDIENTES

Ingredientes para as lulas
Lulas 1 kg -
Alho 1 dente
Vinho branco 70 g
Azeite virgem extra quanto baste -
para o molho
Tomates pelados 800 g
Azeite virgem extra quanto baste
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Salsa quanto baste

Preparo

Para preparar as lulas ensopadas, comece pelo molho. Em uma panela grande, despeje o azeite, o alho e os talos de salsa 1, deixe o azeite tomar sabor por cerca de dois minutos em fogo baixo. Despeje os tomates pelados já reduzidos em polpa quando o azeite estiver bem quente 2. Cozinhe em fogo baixo por pelo menos 30 minutos, mexendo de vez em quando e deixando a tampa semiaberta. Se secar demais durante o cozimento, você pode adicionar um pouco de água. Ao final do cozimento, o molho terá engrossado, retire com uma pinça de cozinha o dente de alho e a salsa 3.

Em seguida, cuide da limpeza das lulas: lave-as sob água corrente, depois com as mãos remova a pele 4 e separe a cabeça do manto junto com a pena de cartilagem 5. Lave novamente as lulas cuidadosamente para extrair as vísceras. Agora abra o manto em forma de livro com uma faca e divida-o ao meio 6.

Corte em tiras de cerca de 0,5 cm 7 e, quando terminar, passe para a cabeça: separe-a dos tentáculos cortando com uma pequena faca logo abaixo dos olhos 8, assim você poderá manter o cacho. Aqueça o azeite em uma frigideira com o dente de alho descascado inteiro. Despeje as lulas e os tentáculos limpos e salteie em fogo alto por 2-3 minutos: eles vão se enrolar 9.

Elimine o alho 10 e adicione o vinho branco, deixando evaporar em fogo alto 11. Despeje as lulas com todo o tempero no molho de tomate 12.

Salgue, se necessário, tempere com pimenta e deixe tomar gosto por mais 1-2 minutos em fogo alto 13. Com o fogo apagado, adicione a salsa picada finamente 14 e regue com um fio de azeite cru. Suas lulas ensopadas estão prontas para serem servidas bem quentes 15.

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente as lulas ensopadas, mas se preferir, pode guardar por no máximo 1-2 dias na geladeira.

Dica

Se você gosta de um pouco de picante, adicione pimenta aos seus lulas ensopadas, se, ao contrário, você quiser um molho ainda mais encorpado, use polpa de tomate, talvez deixando cozinhar um pouco mais.

Por fim, se você gosta da combinação com ervilhas, com certeza ficará ótimo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.