Geleia de pêssego

/5

APRESENTAÇÃO

Com a chegada do verão é impossível resistir à delícia das frutas da estação, e quem de vocês consegue dizer não aos pêssegos? Doces, suculentos e coloridos, eles são perfeitos para diversas preparações, especialmente sobremesas deliciosas como tortas, bolos e até smoothies refrescantes. Se você tem muitos e quer conservá-los, que tal preparar uma excelente geleia de pêssego? Esta preparação é quase um ritual que muitas vezes nos lembra de nossas avós, um doce momento em que a casa inteira se enche com o aroma intenso de frutas frescas. Perfeita para saborear no café da manhã ou lanche, espalhada sobre uma fatia de pão torrado com um fio de manteiga, mas também ideal para enriquecer seus doces ou sobremesas. Prepare a geleia de pêssego e não verá a hora de experimentá-la. Se você quiser se deliciar com algo incomum, experimente a geleia de pêssego e lavanda!

INGREDIENTES
Ingredientes para 600 gr de geleia
Pêssegos amarelos 1 kg
Açúcar 250 g
Suco de limão 50 g

Preparação

Para preparar a geleia de pêssego, comece escolhendo as frutas: pegue pêssegos bem maduros e de polpa firme, lave-os em água corrente 1, descasque-os 2 e retire o caroço 3.

Corte-os em cubos grandes de cerca de 2 cm 4, coloque-os em uma panela 5 e adicione o açúcar 6.

Esprema um limão 7 e adicione o suco na panela 8. Misture 9 e deixe macerar por no mínimo 7 horas, mas não mais que 12 horas.

Após o tempo de maceração, coloque a panela no fogo 10 e leve à ebulição,
mexendo com uma espátula de vez em quando 11. Se necessário, retire a espuma da mistura 12, para que sua geleia não fique opaca.

Deixe ferver em fogo médio por cerca de 40 minutos 13, até atingir 108°C (use um termômetro de cozinha para medir a temperatura exata). Mexa de vez em quando para que a mistura não grude no fundo da panela. Enquanto a geleia cozinha, dedique-se à sanitização dos potes e tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde ao final da receita. Uma vez feita essa operação, volte à sua geleia, que já estará pronta: transfira-a para uma tigela para interromper o cozimento 14 e transfira-a ainda quente para os potes que você sanitizou, utilizando uma concha e um funil para geleias 15. Cuide para deixar 1 centímetro do bordo do pote.

Enrosque bem as tampas 16, mas sem apertar muito, e deixe esfriar. Você pode virá-los de cabeça para baixo 17 ou evitar esse passo: graças ao calor, o vácuo se formará de qualquer forma, permitindo que o produto seja conservado por longo tempo. Uma vez que os potes tenham esfriado, verifique se o vácuo foi feito corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi realizado 18. Sua geleia de pêssego está pronta para ser saboreada!

Conservação

A geleia de pêssego se conserva por cerca de 3 meses, desde que o vácuo tenha sido feito corretamente e os potes sejam armazenados em um lugar fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. Recomenda-se aguardar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a geleia. Uma vez aberto cada pote, conserve na geladeira e consuma dentro de 3-4 dias no máximo.

Conselho

Se você não tiver um lugar fresco para deixar a fruta macerar com o açúcar, faça a mesma operação em uma bacia bem grande e coloque na geladeira coberta com filme plástico. Você pode saborear a geleia de pêssego em fatias de pão fresco ou usá-la para decorar e rechear seus doces!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Por isso, é importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é sempre importante lembrar que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas a nível profissional. Para uma correta preparação das conservas caseiras remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.