Geleia de morango
- Fácil
- 50 min
- Kcal 27
A geleia de uva niágara, uma variedade muito perfumada, com um toque de morango e ligeiramente ácida, é uma conserva de outono que captura o maravilhoso aroma desta fruta. Com uma preparação simples e rápida, você poderá guardar em vidros toda a bondade da uva niágara. Experimente também a versão feita com Geleia de uva preta!
Para preparar a geleia de uva niágara, comece pela sanitização dos frascos e tampas conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Depois de realizar esta operação, retire as uvas niágara uma a uma do cacho 1, lave-as 2 e coloque-as em uma panela junto com meio copo de água 3.
Leve a uva niágara para ferver e deixe cozinhar em fogo moderado por cerca de 20-30 minutos, até que esteja desmanchada 4, mexendo de vez em quando. Passe a mistura de uva niágara pelo passador de legumes 5. Coloque uma panela vazia na balança onde você irá ferver a geleia, anote seu peso, despeje o purê de uva e pese tudo novamente 6. Subtraia o peso da panela do total e você obterá o peso da polpa de uva, que deve ser cerca de 800-850 gramas.
Adicione 600 g de açúcar 7, o suco de meio limão 8 e deixe ferver por 10-15 minutos em fogo moderado, retirando a espuma quando necessário 9.
Depois do tempo indicado 10, adicione a pectina 11 e mexa bem. Após 3 minutos, desligue o fogo e coloque a geleia ainda quente nos frascos que você sanitizou previamente, seguindo as diretrizes ministeriais mencionadas no final da receita 12 e cuidando para deixar 1 centímetro de espaço na borda do frasco. Feche bem as tampas, mas sem apertar excessivamente e deixe esfriar. Com o calor da geleia, será criado o vácuo, que permitirá conservar o produto por muito tempo. Uma vez que os frascos tenham esfriado, verifique se o vácuo foi criado corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi criado. Sua geleia de uva niágara está pronta para ser saboreada!