Conserva de melão ao Porto
- Fácil
- 50 min
- Kcal 426
O verão nos oferece muitas frutas coloridas e frescas... é realmente um prazer saboreá-las! Mas o que fazer se você tiver em excesso? Uma ideia é continuar a antiga arte transmitida de geração em geração de preparar conservas, geleias e frutas em calda. Hoje propomos uma com todo o sabor do verão: preparamos uma calda com uma fruta delicada que o verão oferece, os pêssegos. Escolhemos os pêssegos 'percoche', de polpa amarela, firme e perfumada, ideais para este tipo de preparação, e os mergulhamos em uma calda de água e açúcar. Você pode apreciá-los em toda a sua bondade acompanhados de sorvete, cremes de chocolate (para os mais gulosos, sugerimos talvez com alguns biscoitos 'amaretti' esfarelados ao lado) e mesmo quando, no pleno inverno, tiver vontade de preparar um Cheesecake de pêssego sem lactose e sem glúten! Mas para dizer a verdade? Eles são perfeitos até mesmo sozinhos como lanche ou snack!
Para preparar os pêssegos em calda, comece pela sanitização dos frascos e das tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde no final da receita. Lave os potes sob água corrente 1 e coloque-os em uma panela de bordas altas. Insira um pano limpo entre os potes para evitar que quebrem quando ferverem e encha com água até cobrir totalmente os potes 2. Aqueça até ferver. Quando a água ferver, abaixe o fogo e continue fervendo por 20 minutos. Depois, adicione também as tampas dos potes à panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Então escorra os potes sobre um pano seco 3.
Continue lavando os pêssegos 4. Em seguida, pegue uma panela de bordas altas, encha de água e leve para ferver. Escalde os pêssegos por cerca de 2 minutos 5: eles devem ficar levemente amolecidos, mas ainda firmes. Depois, com a ajuda de uma escumadeira, transfira-os para um escorredor. Enxágue-os sob água corrente para esfriá-los 6.
Descarte a casca 7 e o caroço interno 8 com a ajuda de uma faquinha. Depois, corte-os ao meio 9.
Coloque os pêssegos nos potes de vidro previamente esterilizados com tampas "twist off" 10. Deve ser deixado pelo menos um centímetro e meio da borda do pote. Neste ponto, prossiga com a preparação da calda. Em uma panela de bordas altas, adicione água 11 e açúcar 12. Aqueça em fogo baixo.
Misture com uma espátula para dissolver completamente o açúcar 13, depois deixe ferver por 2-3 minutos 14. Adicione a calda aos pêssegos nos potes 15 até cobrir totalmente as frutas, parando a 1 centímetro da borda do pote.
Coloque um peso sobre os pêssegos para comprimi-los levemente 16 e garantir que não haja bolhas de ar. Feche os potes apertando cuidadosamente as tampas 17, mas sem apertar demais, e prossiga com a fervura dos potes, ou seja, a pasteurização, seguindo as instruções das diretrizes do Ministério da Saúde citadas no final da receita. Uma vez que os potes tenham esfriado, verifique se o vácuo foi formado corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi formado 18. Seus pêssegos em calda estão prontos para serem apreciados!