Pêssegos em calda

/5

APRESENTAÇÃO

O verão nos oferece muitas frutas coloridas e frescas... é realmente um prazer saboreá-las! Mas o que fazer se você tiver em excesso? Uma ideia é continuar a antiga arte transmitida de geração em geração de preparar conservas, geleias e frutas em calda. Hoje propomos uma com todo o sabor do verão: preparamos uma calda com uma fruta delicada que o verão oferece, os pêssegos. Escolhemos os pêssegos 'percoche', de polpa amarela, firme e perfumada, ideais para este tipo de preparação, e os mergulhamos em uma calda de água e açúcar. Você pode apreciá-los em toda a sua bondade acompanhados de sorvete, cremes de chocolate (para os mais gulosos, sugerimos talvez com alguns biscoitos 'amaretti' esfarelados ao lado) e mesmo quando, no pleno inverno, tiver vontade de preparar um Cheesecake de pêssego sem lactose e sem glúten! Mas para dizer a verdade? Eles são perfeitos até mesmo sozinhos como lanche ou snack!

INGREDIENTES
Ingredientes para 2 potes de 500 g cada
Pêssegos Percoche 1 kg
Açúcar 200 g
Água 500 g

Preparação

Para preparar os pêssegos em calda, comece pela sanitização dos frascos e das tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde no final da receita. Lave os potes sob água corrente 1 e coloque-os em uma panela de bordas altas. Insira um pano limpo entre os potes para evitar que quebrem quando ferverem e encha com água até cobrir totalmente os potes 2. Aqueça até ferver. Quando a água ferver, abaixe o fogo e continue fervendo por 20 minutos. Depois, adicione também as tampas dos potes à panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Então escorra os potes sobre um pano seco 3.

Continue lavando os pêssegos 4. Em seguida, pegue uma panela de bordas altas, encha de água e leve para ferver. Escalde os pêssegos por cerca de 2 minutos 5: eles devem ficar levemente amolecidos, mas ainda firmes. Depois, com a ajuda de uma escumadeira, transfira-os para um escorredor. Enxágue-os sob água corrente para esfriá-los 6.

Descarte a casca 7 e o caroço interno 8 com a ajuda de uma faquinha. Depois, corte-os ao meio 9.

Coloque os pêssegos nos potes de vidro previamente esterilizados com tampas "twist off" 10. Deve ser deixado pelo menos um centímetro e meio da borda do pote. Neste ponto, prossiga com a preparação da calda. Em uma panela de bordas altas, adicione água 11 e açúcar 12. Aqueça em fogo baixo.

Misture com uma espátula para dissolver completamente o açúcar 13, depois deixe ferver por 2-3 minutos 14. Adicione a calda aos pêssegos nos potes 15 até cobrir totalmente as frutas, parando a 1 centímetro da borda do pote.

Coloque um peso sobre os pêssegos para comprimi-los levemente 16 e garantir que não haja bolhas de ar. Feche os potes apertando cuidadosamente as tampas 17, mas sem apertar demais, e prossiga com a fervura dos potes, ou seja, a pasteurização, seguindo as instruções das diretrizes do Ministério da Saúde citadas no final da receita. Uma vez que os potes tenham esfriado, verifique se o vácuo foi formado corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi formado 18. Seus pêssegos em calda estão prontos para serem apreciados!

Conservação

Os pêssegos em calda se conservam por até 3 meses, desde que o vácuo tenha sido formado corretamente e cuidando para manter os potes em um local fresco, seco e longe da luz direta. Após a preparação dos pêssegos em calda, recomenda-se esperar pelo menos 1 mês antes de consumi-los. Uma vez aberto, cada pote deve ser armazenado na geladeira e consumido em no máximo 3-4 dias.

Conselho

Para esta receita, utilizamos pêssegos 'percoche', que são ideais para a produção de caldas (são, de fato, chamados de pêssegos industriais). No entanto, você também pode usar pêssegos de polpa branca, como as "spaccarelle". O ponto certo de cozimento dos pêssegos? Depende de muitos fatores, incluindo variedade, tamanho e grau de maturação. Se preferir pêssegos mais firmes ou mais macios, você pode verificar o ponto de cozimento com um garfo e, se necessário, reduzir ou prolongar o cozimento.

Curiosidade

As conservas em calda são aquelas que usam uma calda de água e açúcar. A calda também pode ser aromatizada a gosto com canela, baunilha ou um licor. Esse método de conservação é ideal se você deseja preservar o sabor e a cor da fruta.

Outra pequena curiosidade: os pêssegos 'percoche' são uma variedade de pêssego com polpa consistente. Justamente por essa característica, eles também são chamados de pêssegos industriais por sua versatilidade e adequação para serem usados na produção de caldas, polpas e purês.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, por outro lado, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas deve-se sempre ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que as conservas e geleias produzidas em nível profissional apresentam. Para uma correta preparação das conservas feitas em casa, consulte as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.