Massa com abóbora, gorgonzola e amaretto

- Energía Kcal 551
- Carboidratos g 75.9
- dos quais açúcares g 11.1
- Proteína g 14.3
- Gorduras g 21.1
- das quais gorduras saturadas g 4.67
- Fibra g 3.6
- Colesterol mg 13
- Sódio mg 596
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 35 min
- Porção: 4
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Dois ingredientes que muitas vezes encontramos juntos.. abóbora e amaretto! A rima não é intencional, mas a combinação sim! Hoje convidamos você a descobrir esses dois ingredientes que juntos criam um dos pratos mais delicados e especiais da tradição de Mantova, como os tortelli de abóbora, numa receita mais simples, mas igualmente convidativa: massa com abóbora, gorgonzola e amaretto. Descubra a delicadeza do creme de abóbora, esse precioso ingrediente que acompanha os dias frios de outono e inverno.. e como combina bem com o queijo gorgonzola, tudo enriquecido com uma chuva de amarettos triturados. Você está pronto para surpreender trazendo à mesa a massa com abóbora, gorgonzola e amaretto? Estamos certos de que não sobrará... nem uma "migalha"!
Se você gosta de queijos azuis, experimente também a massa com zola e linguiça!
- INGREDIENTES
- Fusilli Bucati curto 320 g
- Abóbora 300 g - a polpa
- Alecrim 2 raminhos
- Azeite virgem extra 50 g
- Cebolas douradas 30 g
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Canela em pó 1 pitada
- Caldo de legumes 500 g
- Amaretti 50 g
- Gorgonzola 75 g
Preparo

Para cozinhar a massa com abóbora, gorgonzola e amaretto, comece preparando o caldo de legumes. Depois pegue a abóbora: corte-a pela metade e retire a casca. Com a ajuda de uma colher, retire as sementes e os filamentos internos 1. Corte-a em fatias 2, depois em pequenos cubos do mesmo tamanho: reserve. Pegue os amarettos e triture-os grosseiramente com as mãos e coloque-os em uma tigelinha 3.

Passe para o gorgonzola: corte-o em fatias e depois em pequenos cubos 4 que você vai reservar. Depois de lavar bem o alecrim, pique-o finamente 5 e, uma vez limpa, pique finamente também a cebola 6.

Pegue uma panela antiaderente e de fundo largo e despeje o óleo onde você vai refogar a cebola 7: quando estiver dourada, adicione o alecrim para dar sabor 8. Adicione uma concha de caldo 9 e misture bem os ingredientes para combinar seus aromas.

Adicione a abóbora 10 e depois uma ou duas conchas de caldo para começar 11: deixe cozinhar em fogo moderado por 25 minutos, temperando com sal e pimenta e adicionando mais caldo aos poucos que for absorvido. No final da cozedura, a abóbora deve estar macia: a esse ponto você pode batê-la com um mixer de imersão 12.

Adicione a canela 13 e misture bem com os outros ingredientes. Desligue o fogo e reserve temporariamente o creme de abóbora. Enquanto isso, cozinhe a massa em uma panela com bastante água fervente salgada 14. Quando estiver al dente, escorra diretamente na panela onde você cozinhou o creme de abóbora 15: misture bem a massa para que absorva o creme de abóbora, aquecendo por mais 1-2 minutos em fogo médio.

Adicione os cubos de gorgonzola (reservando alguns cubinhos de queijo para a decoração final) 16 e os amarettos triturados 17: misture brevemente os ingredientes para evitar que o gorgonzola derreta na massa. Sua massa com abóbora, gorgonzola e amaretto está pronta para ser servida 18, decorada com alguns cubinhos de gorgonzola!