Massa podre de cacau e avelãs

/5

APRESENTAÇÃO

A massa podre de cacau e avelãs é uma preparação básica ideal para fazer deliciosos biscoitos, tortas ou para experimentar uma receita original, como a Pastiera de avelãs e cacau! À massa clássica da Massa podre são adicionadas as avelãs em farinha e em pasta e o cacau amargo, que conferem um sabor envolvente e torrado à mistura. O segredo para um resultado perfeito continua sendo utilizar a manteiga fria de geladeira e trabalhar a massa por pouquíssimo tempo, para não correr o risco de aquecê-la excessivamente e, assim, torná-la mais difícil de trabalhar. Uma vez pronta e bem firme, você poderá criar muitos doces gostosos para seus lanches ou sobremesas de sobremesa!

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma de 28 cm de diâmetro
Farinha tipo 00 230 g
Açúcar de confeiteiro 140 g
Manteiga 115 g - frio de geladeira
Farinha de avelã 70 g
Pasta de avelã 30 g
Cacau em pó amargo 10 g
Ovos 1
Fava de baunilha 1
Sal fino 1 pitada

Preparação

Para preparar a massa podre de cacau e avelãs, comece colocando no processador de alimentos a farinha peneirada e a manteiga fria de geladeira cortada em pedaços 1; acione para criar uma mistura arenosa, depois adicione a farinha de avelãs 2 e ligue novamente as lâminas. Transfira a mistura obtida para uma superfície de trabalho e crie a clássica forma de fonte: no centro coloque o ovo 3,

depois faça um corte em uma fava de baunilha e extraia as sementes raspando com a lâmina de uma faca 4. Em seguida, despeje-as no centro da fonte; adicione também o açúcar de confeiteiro e a pasta de avelãs 5 e comece a amassar rapidamente 6, até obter uma consistência compacta e lisa.

Polvilhe o bloco de massa com o cacau amargo peneirado 7 e misture à massa 8. Agora que você obteve um bloco liso e compacto, achate-o levemente e envolva-o em filme plástico 9. Antes de usar a massa de cacau e avelãs para suas preparações, coloque-a na geladeira para firmar por pelo menos uma hora.

Conservação

Conserve a massa de cacau e avelãs na geladeira envolta em filme plástico por 3-4 dias.
Ela pode ser congelada por cerca de um mês e descongelada conforme necessário na geladeira antes de usá-la.

Conselho

Se preferir, você pode substituir as sementes da fava de baunilha pela casca ralada de uma laranja para adicionar à mistura!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.