Massa com porcini, linguiça e castanhas trituradas

/5

APRESENTAÇÃO

Pelos caminhos do sabor do outono encontramos castanhas e porcini, dois ingredientes que se combinam perfeitamente, pois o sabor doce das castanhas é equilibrado pelo sabor intenso dos cogumelos. Nesta receita, decidimos combiná-los em um prato principal saboroso e rico: a massa com porcini, linguiça e castanhas! Para todos os amantes da boa mesa, a massa com porcini e linguiça já representa, por si só, uma iguaria. Esta receita adiciona um toque de sabor extra, oferecendo um prato marcadamente outonal, um molho perfeito para tortiglioni integrais que realçam todo o sabor rústico. Se você é fã dos produtos gastronômicos desta estação, não pode perder a oportunidade de provar a massa com porcini, linguiça e castanhas trituradas, para oferecer aos seus convidados um prato completo! Basta acender o fogão e... começar a cozinhar!

INGREDIENTES
Tortiglioni Integral 320 g
Cogumelos porcini 300 g
Salsicha 300 g
Castanhas 200 g
Azeite virgem extra 50 g
Vinho branco seco 20 g
Alho 1 dente
Salsa quanto baste
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada

Preparação

Para preparar a massa com porcini, linguiça e castanhas trituradas, primeiro coloque as castanhas em uma panela cheia de água 1, depois cubra com uma tampa 2 e deixe cozinhar por 30 minutos. Após esse tempo, faça o teste com o palito: espete-as para verificar se estão cozidas e, se estiverem, escorra-as 3.

Mantenha-as de lado em uma tigela, cobertas 4: dessa forma, graças ao vapor, a casca externa amolecerá e você poderá descascá-las mais facilmente. Depois de esfriadas, descasque as castanhas 5, você deve obter 150 gramas de castanhas limpas, e com as mãos, esmague algumas 6, mantendo as outras inteiras de lado.

Agora cuide da limpeza dos cogumelos porcini: com a ajuda de uma faquinha, retire a parte final do talo do cogumelo 7 e limpe a parte superior com um pano úmido. Se houver muita terra, você pode enxaguá-lo rapidamente em água corrente e secá-lo com papel toalha 8. Depois de limpar todos os cogumelos, fatie-os finamente 9.

Agora passe para a linguiça: faça um corte ao longo, incisando delicadamente a parte externa 10. Retire a tripa 11 e pique grosseiramente. Em seguida, coloque o óleo em uma panela, adicione o alho e deixe-o dourar. Quando estiver bem dourado, adicione a linguiça 12 e deixe fritar em fogo alto.

Regue com vinho branco 13, retire o alho 14 e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Adicione os cogumelos previamente fatiados 15, adicione uma pitada de sal e pimenta.

Aguarde 3-4 minutos, mexendo de vez em quando, e adicione também as castanhas 16. Adicione a salsa picada 17 e cozinhe a massa em bastante água fervente, salgada a gosto 18.

Escorra a massa bem al dente e despeje diretamente na panela 19, misture tudo e deixe apurar por alguns minutos 20; em seguida, sirva seu prato de massa, porcini, linguiça e castanhas trituradas 21.

Conservação

É preferível saborear a massa com porcini, linguiça e castanhas recém-feita e ainda quente. Caso sobre, pode ser conservada em um recipiente hermético na geladeira por no máximo 1 dia.

Não se recomenda congelar.

Conselho

Não encontrou castanhas já cozidas? Sem problemas! Você pode usar as secas, deixando-as de molho por cerca de 12 horas e depois fervendo-as em água! E para dar um toque a mais ao prato, experimente temperar com uma pitada de queijo curado ralado ou uma colher de robiola para dar cremosidade e doçura.

Curiosidade

Talvez nem todos saibam que, no passado, a castanha era muito utilizada pelo seu alto valor energético, baixo teor de água e alta presença de carboidratos. Historicamente, foi um alimento fundamental para as classes menos abastadas e usada para enriquecer o sabor e os nutrientes de sopas, pão e polenta, por exemplo. Hoje, por outro lado, saboreamos como uma delícia de outono simplesmente assada no forno ou em deliciosas sobremesas e preparações!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.