Melancia cristalizada (Gliko shalqini)

/5

APRESENTAÇÃO

Vermelha, suculenta, doce e perfumada, a melancia é a verdadeira e única rainha do verão. Cortada em fatias para levar à praia ou à montanha, comida com colherzinha em Granita de melancia, moranguinhos silvestres e Vodka ou bebida em forma de Caipiroska de melancia e até mesmo em Salada de melancia, ela sempre vence. No entanto, você sabe, há uma parte substancial da melancia que é regularmente descartada: a casca. Uma das nossas chefs na cozinha pensou em propor uma receita de sua terra natal, a Albânia: a melancia cristalizada (Gliko shalqini), feita precisamente com a casca da melancia. A melancia cristalizada é feita em pequenos pedaços e na Albânia é costume oferecê-los como presente doce a amigos ou parentes que venham a casa, para um café ou uma saudação. Não é necessário uma ocasião especial, de fato, para ficar feliz com a visita de alguém e para agradecer pelo tempo que nos dedicou. Além disso, qual melhor maneira, além da Geleia de melancia, para capturar todo o sabor de verão da melancia e guardá-lo na despensa durante todo o ano?

INGREDIENTES
Melancia (melancia) 690 g - a casca
Açúcar 500 g
Água 200 g
Suco de limão 50 g
Fava de baunilha 2

Preparação

Para preparar a melancia cristalizada, comece pela casca, que deve ser bem limpa da polpa vermelha e depois cortada em tiras 1. Em seguida, descasque a casca, eliminando a parte mais escura, usando um descascador 2. Corte em cubos de cerca de 1 cm e agora você deve repetir essa operação três vezes para que a casca tenha a consistência correta 3.

Encha uma panela com água fria e mergulhe os cubos 4. Assim que começar a ferver, cozinhe-os por 10 minutos 5 e depois escorra-os 6

e repita mais 2 vezes 7. Na terceira e última vez, escorra os cubos colocando-os em uma tigela 8 e depois cubra com bastante água fria 9.

Você deve deixar os cubos de molho por 24 horas, mudando a água 10 7-8 vezes ao longo do dia 11. Neste ponto, pese os cubos e lembre-se de que para cada kg de casca cozida é necessário o mesmo peso de açúcar. No nosso caso, obtivemos 500 g de cubos, então na panela colocamos 500 g de açúcar. A água deve cobrir pouco o açúcar, portanto, certifique-se disso antes de continuar. No nosso caso, foram necessários 200 g de água 12.

Ligue o fogão e deixe a mistura atingir uma consistência viscosa semelhante à do mel; leva aproximadamente 20/25 minutos. Esprema o limão e coe o suco 13, na panela com a calda adicione a vagem de baunilha dividida 14 e depois o suco coado 15.

Mergulhe também os cubos de casca 16 e deixe-os cozinhar por cerca de 50 minutos em fogo baixíssimo, mexendo de vez em quando 17. Uma vez cristalizados, desligue o fogo, elimine a espuma superficial, se houver, usando uma escumadeira e depois cubra com a tampa 18.

Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente 19, depois transfira para o pote e feche 20. Agora a melancia cristalizada está pronta, guarde-a na geladeira 21.

Conservação

A melancia cristalizada pode ser armazenada na geladeira por um par de meses.
Recomenda-se não congelar.

Conselho

Para preparar a melancia cristalizada, é necessário usar uma melancia com casca firme e espessa. O aroma de baunilha é muito agradável, por isso recomendamos não usar as vagens ou, no máximo, você pode substituí-la por raspas de cítricos de sua escolha, como limão ou laranja.

Curiosidade

Quando se tem hóspedes na Albânia, exceto em caso de luto, é costume servir algo doce: um docinho, um bombom, chocolates ou a melancia cristalizada. A tradição é oferecer também um copo de água fresca porque a melancia cristalizada é particularmente doce. Na nossa versão, pensamos em reduzir a quantidade de açúcar.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os processos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas deve-se sempre ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar das conservas e geleias produzidas a nível profissional. Para uma preparação correta das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.