Migliaccio salato

/5

APRESENTAÇÃO

As cidades se enfeitam para a festa, confetes voam alegremente e no ar há o inconfundível aroma das Castagnole, das Chiacchiere e das zeppole com cremes, frutas cristalizadas e confeitos variados. É a festa mais colorida do ano que está batendo à porta. Para este Carnaval, você poderá preparar um excelente migliaccio salgado. Trata-se de uma releitura do Migliaccio napolitano, o doce partenopeu conhecido como polenta doce, característico do período. Depois de experimentar a variante de Migliaccio de chocolate, decidimos propor a versão rústica para aperitivo, muito rica e saborosa. Você verá que com essa ideia do migliaccio salgado surpreenderá a todos, inclusive os paladares mais céticos! Basta contar a eles que até as receitas têm o costume de se fantasiar no Carnaval: um doce acaba de se vestir de... salgado!

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma de 28 cm
Água 1 l
Sêmola 250 g
Ricota de vaca 400 g
Ovos 220 g - (cerca de 4 médias)
Leite inteiro 250 g
Banha 50 g
Parmigiano Reggiano DOP 30 g
Queijo pecorino romano 30 g
Salame napolitano 125 g
Scamorza defumada 125 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o migliaccio salgado, comece despejando a água em uma panela de aço 1. Depois, adicione o sal 2 e a banha e deixe quase ferver 3. Misture com uma colher ou um batedor para ajudar a banha a derreter.

Reduza um pouco o fogo e despeje a sêmola em chuva enquanto continua a mexer com um batedor 4. Deixe cozinhar em fogo baixo por 2 minutos. O composto deve ficar espesso, mas não muito 5. Em seguida, despeje em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe de lado para amornar 6.

Enquanto isso, corte em cubos de 1 cm o queijo (nós usamos uma scamorza) 7 e o salame previamente retirado da pele em pedaços de cerca de meio cm 8. Peneire a ricota em um recipiente grande 9

remova a peneira 10 e depois adicione os ovos 11, o Pecorino 12 e o Parmesão ralados.

Sal e pimenta a gosto 13 e ligue os batedores para preparar a massa 14. Aos poucos, ainda com os batedores em funcionamento, adicione a sêmola em colheres 15

amolecendo, se necessário, com o leite derramado em fio 16. Você deve obter um composto macio e cremoso. Desligue os batedores e adicione o queijo e o salame em cubos 17. Finalmente, misture para incorporar tudo 18.

Despeje o composto em uma forma de 28 cm já untada (se preferir, pode usar banha) e polvilhada com sêmola (ou farinha de milho fina) 19; nivele cuidadosamente a superfície 20. Asse no forno estático, já quente, a 180° por cerca de 60 minutos, depois cubra com papel alumínio e continue o cozimento por mais 45 minutos: no total, deve cozinhar por 105 minutos. No final do cozimento, deixe o migliaccio salgado amornar antes de desenformá-lo e saboreá-lo 21.

Conservação

O migliaccio salgado pode ser conservado na geladeira, coberto com filme plástico, por 2-3 dias. Se preferir, você também pode congelá-lo já em porções.

Conselho

A receita do migliaccio salgado se presta a várias substituições. Você pode usar manteiga em vez de banha, presunto em cubos no lugar do salame e scamorza branca ou provolone doce ou picante no lugar da scamorza defumada. Também para a ricota você pode escolher a de búfala para um sabor mais rico e a de cabra para uma nota ácida mais acentuada. A água para o cozimento pode ser substituída em parte pelo leite, para uma consistência mais macia, ou completamente pelo leite tanto no cozimento quanto na preparação.
Enfim, siga sua imaginação... mas, acima de tudo, seu gosto!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.