Mil-folhas com frutas vermelhas

/5

APRESENTAÇÃO

Clássico e atemporal, o Mil-folhas é sempre a escolha ideal para celebrar uma ocasião especial! Hoje nós propomos uma deliciosa variação, tão simples quanto cênica: o mil-folhas com frutas vermelhas. Amoras, mirtilos e framboesas dão o ar da graça entre as camadas de massa folhada e Creme diplomático, formado pela união de Creme de confeiteiro e chantilly. Utilizando a massa folhada já pronta, os tempos de preparo são reduzidos ao mínimo e o resultado será digno de uma grande sobremesa. Sirva o mil-folhas com frutas vermelhas para um aniversário ou para finalizar um jantar romântico... certamente você impressionará!

Não perca também estas deliciosas variações de mil-folhas de frutas:

INGREDIENTES

Massa folhada 230 g - (1 rolo retangular)
Framboesas 250 g
Mirtilos 200 g
Amoras 200 g
Açúcar de confeiteiro quanto baste
Para o creme diplomata
Creme de leite fresco líquido 500 g
Leite inteiro 500 g
Açúcar 90 g
Gemas 80 g - (cerca de 4 grandes)
Amido de milho (maizena) 20 g
Gelatina em folhas 10 g
Fava de baunilha 1 - (as sementes)
Casca de limão 1 - (para ralar)
Para decorar
Hortelã quanto baste

Preparação

Para preparar o mil-folhas com frutas vermelhas, comece pelo creme de confeiteiro, um dos elementos do creme diplomata: coloque a gelatina em uma tigela com água fria 1 e deixe de molho por cerca de dez minutos. Enquanto isso, aqueça o leite em uma panela, aromatizando-o com as sementes da fava de baunilha 2 e as raspas de limão 3; deve chegar a quase ferver.

Em uma tigela à parte, coloque as gemas e o açúcar 4, bata com um batedor, depois adicione o amido de milho 5 e misture novamente 6.

Adicione o leite quente à mistura de gemas em 2 etapas 7, depois transfira tudo de volta para a panela 8 e deixe ferver em fogo baixo, mexendo sempre com o batedor 9.

Quando o creme estiver engrossado, desligue o fogo e incorpore a gelatina bem escorrida 10. Misture bem para incorporá-la uniformemente 11, depois transfira o creme para uma travessa, cubra com filme plástico em contato e deixe esfriar completamente 12.

Enquanto o creme esfria, cuide da massa folhada: abra o rolo sobre a superfície de trabalho e divida-o em 2 retângulos 13, depois fure com um garfo 14. Transfira as folhas para uma assadeira com o papel manteiga e polvilhe toda a superfície com açúcar de confeiteiro 15.

Asse em forno ventilado pré-aquecido a 170°C por cerca de 10-15 minutos 16. Após esse tempo, retire do forno 17 e cubra com outra folha de papel manteiga 18.

Coloque outra assadeira por cima para fazer pressão 19 e asse por mais 10 minutos; dessa forma, a massa folhada não irá inchar. Uma vez dourada, retire do forno e derreta o açúcar restante com um maçarico 20, depois deixe esfriar 21.

Agora coloque o creme de leite em uma tigela e bata com a batedeira elétrica 22 até ficar montado, mas não muito 23. Retome o creme de confeiteiro e amoleça misturando com uma espátula 24.

Incorpore o creme de leite semimontado ao creme aos poucos 25, mexendo delicadamente de baixo para cima para não desmontar 26. Transfira o creme diplomata obtido 27 para um saco de confeiteiro sem bico.

Você está pronto para montar o mil-folhas: coloque a primeira folha no prato de servir e cubra com bolinhas de creme diplomata 28, depois adicione metade das frutas vermelhas 29. Recheie com mais um pouco de creme 30.

Coloque por cima a segunda folha 31 e cubra também com bolinhas de creme 32, depois distribua a outra metade das frutas vermelhas 33.

Por fim, polvilhe com açúcar de confeiteiro 34 e decore com folhas de hortelã 35. O seu mil-folhas com frutas vermelhas está pronto para ser servido 36!

Conservação

O mil-folhas com frutas vermelhas pode ser conservado na geladeira por 1-2 dias, em um recipiente hermético.

Tanto o creme de confeiteiro quanto o creme diplomata podem ser preparados com antecedência e conservados na geladeira por até 4-5 dias. Como alternativa, podem ser congelados por um mês.

Conselho

Você pode utilizar as frutas vermelhas que preferir.

O creme diplomata pode ser substituído por simples creme de confeiteiro ou creme chantilly, se preferir!

Quando misturar as gemas com o açúcar para preparar o creme de confeiteiro, lembre-se de mexer imediatamente, caso contrário, os ovos cozinharão e formarão grumos.

Se quiser aumentar ligeiramente o nível de dificuldade, não perca a receita do Diplomatica feito em casa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.