Mostaccioli napolitanos

/5

APRESENTAÇÃO

O ar natalino que se respira na cidade de Nápoles tem um perfume marcadamente especiado devido aos famosos doces da tradição. É fácil distinguir os fragrantes Roccocò, as Zeppole de Natal e os Struffoli que rolam no mel e, não por último, os mostaccioli napolitanos conhecidos também como mustaccioli. Trata-se de uma das mais emblemáticas receitas da tradição graças à característica forma de losango e à cobertura de chocolate amargo. Mas o que torna realmente especial estes biscoitos de Natal é a presença do pisto, uma mistura característica de especiarias muito perfumadas. Os mostaccioli napolitanos são preparados já a partir de 8 de dezembro mas, como de costume, acompanham todos os dias das festividades natalinas e em particular o Natal e o Ano Novo. A receita para preparar os mostaccioli napolitanos não é difícil mas confiem tranquilamente nos nossos conselhos para realizar esta delícia, perfeita para enriquecer de doçura suas cestas de Natal faça você mesmo!

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 20 peças
Farinha tipo 00 500 g
Açúcar 300 g
Água 250 g
Amêndoas granuladas 150 g
Cacau em pó amargo 30 g
Casca de laranja 1
Pisto 5 g
Amônia para bolos 3 g
Para a cobertura
Chocolate amargo 500 g

Preparação

Para preparar os mostaccioli napolitanos comece despejando em um recipiente a farinha, a granela de amêndoas 1 e o açúcar 2. Em seguida peneire o cacau em pó 3,

o pisto 4 e o amoníaco 5. Por fim rale a casca de laranja 6

e misture bem tudo 7. Despeje a água em temperatura ambiente, prestando atenção à quantidade necessária: a massa pode precisar de uma quantidade ligeiramente inferior ou superior. Enquanto despeja a água, amasse com a outra mão 8. Assim que obtiver uma mistura homogênea, poderá transferi-la para a bancada 9.

Trabalhe-a à mão até que todos os ingredientes estejam bem amalgamados 10. Envolva o bloco em papel manteiga e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora 11. Após o tempo, estenda a massa com o rolo entre dois pedaços de papel manteiga 12

e obtenha uma superfície com cerca de 7-8 mm de espessura 13. A partir dela, corte cerca de 20 losangos cujos lados medem 7 cm 14. À medida que obtiver as formas, transfira-as para uma assadeira com papel manteiga, distanciando-as entre si 15.

Disponha 8 losangos de cada vez na assadeira e passe às outras fornadas: asse em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 18 minutos 16. Uma vez assados, deixe esfriar completamente em uma grade antes de glaçar. Pique grosseiramente o chocolate amargo 17 e deixe derreter em banho-maria, mexendo para não queimar 18.

Se preferir, pode mergulhar os mostaccioli diretamente no chocolate derretido e depois deixá-los endurecer sobre papel manteiga. Caso contrário, para um resultado ainda mais bonito de ver, pode cobrir primeiro uma parte segurando os biscoitos pela ponta e cobrindo-os de chocolate com a ajuda de uma colher 19. Coloque sobre uma grade, com uma folha de papel manteiga por baixo 20, e deixe secar em um local fresco até que o chocolate esteja completamente endurecido 21.

Depois disso, vire os mostaccioli sobre uma folha de papel manteiga e coloque sobre a grade. Volte a derreter o chocolate e cubra também a outra parte 22. Deixe endurecer novamente o chocolate em um local fresco 23. Seus mostaccioli napolitanos estão prontos, agora é só saboreá-los 24!

 

Conservação

Os mostaccioli napolitanos se conservam por cerca de dez dias, mantidos cobertos em um local fresco. Seria melhor não conservar a massa por muito tempo na geladeira pois absorveria muita umidade, comprometendo a consistência.
É desaconselhável a congelação.

Conselho

Se preferir os mostaccioli napolitanos um pouco mais crocantes, prolongue o cozimento até 20-22 minutos; se os preferir mais macios, reduza para 13-15 minutos. Em algumas versões, é prevista a adição de uma camada de geleia de damasco, em outras, até mesmo recheá-los com a mesma geleia. Para uma consistência menos rústica, pode adicionar farinha de amêndoas ou fazer uma mistura de farinha e granela de amêndoas. Alguém também adiciona cedro e laranja cristalizada à massa; se gosta, por que não experimentar essa variante saborosa!

Como se prepara o pisto?

O pisto é uma mistura de especiarias aromáticas, que devem ser bem equilibradas para dar o perfume e sabor característicos aos famosos doces da tradição. Se não conseguir encontrá-lo nas lojas e online, pode tentar fazer em casa. Basta triturar em um pilão:
- 15 g de pimenta branca,
- 5 g de noz-moscada ralada,
- 13 g de canela em pó,
- 2 g de cravos-da-índia,
- 5 g de sementes de anis estrelado.
Uma vez obtido um pó finíssimo, toste em uma panela por alguns instantes, tomando cuidado para não queimar. Por fim, guarde em um potinho e use de acordo com as quantidades descritas na receita. A mistura se conserva por vários meses.

Curiosidade

Os mustaccioli são comuns em muitas regiões da Itália e frequentemente levam diferentes nomes, como mostaccioli, mustacciuoli, mustazzoli. O nome, muito provavelmente, está relacionado ao nome latino mustum, ou seja, mosto. De fato, antigamente, usavam-se esses dois ingredientes para aromatizar os biscoitos. Com o tempo, o costume de usá-los foi se perdendo e os ingredientes foram substituídos por água e pisto (uma mistura de especiarias). Cada região apresenta sua versão, mas é bastante comum o costume de misturar farinha, mel, frutas cristalizadas e água. Finalmente, esses biscoitos são cobertos com uma calda de chocolate amargo. Na Campânia, as vitrines das confeitarias se enchem com os vários doces da tradição, entre roccocò, struffoli susamielli, divinamore e, não por último, os mostaccioli napolitanos. Essas delícias são preparadas durante todo o período das festas de Natal. Desses mostaccioli, existem variantes como aqueles ligeiramente pincelados na superfície com geleia de damasco, como se faz com os raffiuoli. Outras vezes, a geleia serve para rechear os mostaccioli. Finalmente, outras versões preveem uma cobertura de chocolate branco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.