Pisto

/5

APRESENTAÇÃO

O que têm em comum o Roccocò e os Mostaccioli napolitanos, além de serem deliciosos doces, típicos da tradição campana? O pisto! Esta mistura perfumada e aromática de especiarias caracteriza os docinhos rústicos natalinos, que sempre enriquecem os buffets de festas caseiras, ao lado dos eternos Panettone, Torrone macio e Pandoro. O sabor intenso e marcante que o pisto confere é único e inconfundível, mantendo vivos os sabores de outrora. Canela, cravo-da-índia, noz-moscada e anis-estrelado: esses são os ingredientes que, triturados juntos no pilão, têm o poder de liberar um aroma inebriante que evoca o Natal. Prepará-lo em casa é fácil e rápido e, com o mínimo esforço, você também poderá enriquecer suas massas e tortas com os aromas natalinos!

INGREDIENTES
Ingredientes (para 40 g de pisto)
Pimenta branca 15 g
Sementes de coentro 5 g
Noz-moscada 5 g - para ralar
Cravos-da-índia 2
Anis estrelado 2
Canela em pó 13 g

Preparação

Para preparar o pisto, no pilão coloque as especiarias inteiras: a pimenta, as sementes de coentro, os cravos-da-índia e o anis-estrelado 1, depois triture com o pilão 2 até obter um pó grosseiro 3.

Agora adicione as especiarias restantes: a noz-moscada 4 e a canela 5 6.

Triture novamente 7 para misturar bem e obter um pó 8. Aqueça uma frigideira antiaderente e toste o pisto na frigideira 9 por poucos segundos, tomando cuidado para não queimar. Guarde o pisto em um potinho e use conforme necessário.

Conservação

O pisto se conserva bem fechado em um potinho hermético por três meses.

Conselho

A tostagem do pisto na frigideira pode ser feita também imediatamente antes do seu uso, assim mantendo melhor o aroma liberado. Pode-se eventualmente eliminar as sementes de coentro e dosar o anis-estrelado a gosto.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.