Vinagrete de mostarda

/5

APRESENTAÇÃO

Você já teve a chance de se sentar em uma mesinha de um charmoso bistrô francês? Certamente você saboreou um bom vinho e se embriagou com a atmosfera boêmia... também pode ter experimentado saladas ou crudités servidas com um dos mais famosos molhos franceses: a vinagrete. Hoje, oferecemos este "dressing" em uma de suas versões mais conhecidas, com mostarda. A adição deste molho, com suas notas tipicamente picantes, dá ao vinagrete uma cor amarela intensa e um sabor mais marcante e distinto. Convencemos você a experimentá-la? Temos certeza que sim, agora só resta você provar o vinagrete de mostarda!

INGREDIENTES
Ingredientes para 170 g de vinagrete de mostarda
Vinagre de vinho branco 40 g
Azeite virgem extra 120 g
Mostarda 20 g
Sal 1 pitada
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o vinagrete de mostarda, pegue uma tigela grande onde você colocará o sal 1. Dissolva-o com o vinagre 2 usando um batedor manual. Como alternativa, é possível usar o batedor plano de molas ou o mixer de imersão. Enquanto bate, adicione a mostarda 3 e misture bem os ingredientes.

Emulsione com o azeite de oliva extravirgem em fio 4. Ajuste o sal e a pimenta e continue batendo 5 até que o vinagrete fique homogêneo: o óleo deve estar completamente emulsionado com o vinagre e a mostarda. Neste ponto, seu vinagrete de mostarda está pronto para ser usado 6.

Conservação

Recomenda-se usar o vinagrete de mostarda imediatamente, pois, ao descansar, a parte líquida (vinagre) e a parte oleosa (óleo) tenderão a se separar.

Como alternativa, é possível armazená-lo na geladeira por até 2 dias. Coloque-o em um pote de vidro hermeticamente fechado. Antes de usá-lo, emulsione novamente.

Não se recomenda congelar o vinagrete de mostarda.

Conselho

Para um sabor mais aromático, experimente perfumar seu vinagrete de mostarda com uma mistura de ervas aromáticas: tomilho e dill se você quiser temperar peixe, uma mistura bem fina de sálvia e alecrim se você adicionar à carne para dar sabor. Você também pode optar pelo clássico manjericão: o passepartout dos aromas!

Curiosidade

Parece que a fabricação de mostarda como condimento alimentar foi regulamentada a partir de 1390 na França. No entanto, a primeira corporação de produtores de mostarda, os chamados “mostardeiros”, surgiu apenas no século XVI e, a partir daí, a apreciação pela mostarda viu um crescimento constante.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.