Rolinhos à mostarda de Cremona

/5

APRESENTAÇÃO

Os rolinhos à mostarda são um prato tradicional da culinária da Lombardia e mais precisamente da cidade de Cremona que, entre todas as suas especialidades gastronômicas, inclui também a famosa e saborosa mostarda de Cremona.
Muito diferente das outras mostardas, a de Cremona tem um sabor bastante marcante e é, portanto, particularmente adequada para acompanhar pratos de carne, criando um contraste realmente agradável entre o sabor “forte” da carne e o sabor levemente ácido da mostarda.

INGREDIENTES
Vitelo 1 kg - escalope
Chouriço 200 g
Pão 50 g
Grana Padano DOP 50 g - (para ralar)
Gemas 2
Pimenta preta quanto baste
Manteiga 100 g
Vinho 1 copo
Leite 1 copo
Mostarda de Cremona 300 g

Preparo

Misture a linguiça Chorizo, o pão branco, que você já terá embebido no leite e espremido, as gemas e o Grana Padano DOP ralado.
Adicione depois a pimenta e uma pitada de sal e misture bem até que a mistura fique homogênea e bastante compacta.
Neste ponto, com um martelo de carne, bata levemente as escalopes e espalhe em cada uma a mistura que você obteve anteriormente.
Da mesma forma, espalhe sobre as escalopes uma colher de mostarda, enrole-as sobre si mesmas e amarre-as com um pedaço de barbante de cozinha.
Derreta a manteiga em fogo médio em uma panela e cozinhe os rolinhos por 15 minutos, virando-os frequentemente para que cozinhem de maneira uniforme em todos os lados.
Uma vez que os rolinhos estejam bem dourados, retire-os da panela colocando-os em um prato, e adicione o vinho ao fundo de cozimento contido na panela.
Em fogo baixo, misture bem até obter um molho bastante cremoso.
Finalmente, adicione duas colheres de água, coloque os rolinhos de volta na panela e deixe-os cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo, lembrando-se de virá-los algumas vezes para não grudarem na panela.

Curiosidades

Você sabia que a mostarda de Cremona é uma das mais procuradas e vendidas do mundo?
Isso porque, ao contrário de outras mostardas, a de Cremona é feita exclusivamente com frutas inteiras para que possam absorver melhor o sabor dos diversos ingredientes.

Conselho

As pastas de linguiça são boas todas: se você não encontrar a chorizo, não se preocupe e escolha a clássica, que você costuma comprar. Da mesma forma, se você não tiver mostarda de Cremona e não quiser prepará-la, para a receita clique aqui) você pode substituí-la por mostarda de Dijon ou uma mostarda francesa mais fácil de encontrar. O importante é saborear o rolinho, não é?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.