Nhoque de batata sem farinha

/5

APRESENTAÇÃO

O chef Pietro Leemann nos guia na preparação de uma receita que exalta os princípios da cozinha saudável e natural: os nhoques de batata sem farinha. Uma evolução dos clássicos nhoques que olha para o Oriente, aos seus sabores, cores e texturas, como explicado detalhadamente pelo chef que nos entretém revelando os motivos que levaram à escolha de um determinado ingrediente ou tipo de cozimento. O uso do amido de batata confere à massa uma consistência particular e elástica que leva o nome de mochi e caracteriza muitos pratos japoneses. Para equilibrar, são usadas as verduras assadas, neste caso cogumelos e brócolis, que adicionam ao prato o componente umami, e um cremoso creme de amêndoas, rico em sabor e proteínas. Um equilíbrio perfeito que é completado pela nota ácida dos cranberries desidratados, ótimos para a digestão e fonte de energia. Finalmente, as cores: o amarelo do açafrão e as cores vivas das verduras e dos grãos de pimenta tornam os nhoques de batata sem farinha realmente irresistíveis! Uma receita vegetariana, sem lactose e sem glúten, que representa a beleza de um modo de cozinhar simples e atento tanto ao sabor quanto ao bem-estar.

INGREDIENTES

Para o nhoque
Batatas 500 g
Fécula de batata 100 g
Açafrão 2 saquinhos - (em pó)
Para o creme de amêndoas
Amêndoas peladas 40 g
Água 250 g
Amido de milho (maizena) 5 g
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta branca quanto baste
Para temperar
Brócolis 200 g
Cogumelos champignon 100 g
Amora vermelha 20 g - desidratados
Casca de limão quanto baste - para ralar
Pimenta rosa quanto baste
pimenta em grãos quanto baste - branco e preto
Água quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar os nhoques de batata sem farinha, primeiro prepare a massa dos nhoques: cozinhe as batatas começando com água fria por 30-40 minutos, dependendo do tamanho 1. Para verificar se estão cozidas, espete-as com um garfo e, se atingir facilmente o centro, estarão prontas. Descasque-as e passe-as pela peneira 2. Adicione o amido de batata ao purê ainda quente 3.

Adicione também o açafrão em pó 4, depois amasse por bastante tempo 5 até obter uma mistura lisa e de cor homogênea 6; assim você obterá a consistência certa. Deixe a massa descansar em temperatura ambiente por 20 minutos.

Transfira a massa para a superfície de trabalho de madeira, não enfarinhada, e forme rolinhos com espessura de 2,5 cm 7. Polvilhe com um pouco de amido para criar uma camada leve e corte em pedaços de cerca de 3 cm de comprimento 8. Coloque-os em uma bandeja forrada com papel manteiga e reserve enquanto continua com a receita 9.

Passe à preparação do creme de amêndoas: em um liquidificador, coloque a água e as amêndoas 10, bata por pelo menos um minuto 11. Coe o leite de amêndoa obtido com uma peneira fina para separar a parte líquida da granulosa, obtendo assim um resultado liso. Ajude-se pressionando o composto com as costas de uma concha ou uma colher 12. A polpa que permanecer na peneira não deve ser descartada, pode ser utilizada conforme sugerido no final da receita.

Despeje o líquido obtido em uma panela pequena e leve à fervura, depois adicione o amido de milho 13, que você terá diluído com um pouco de água. Adicione também o óleo 14, o sal e a pimenta branca. Misture com um batedor para incorporar, desligue o fogo e reserve 15.

Agora dedique-se aos legumes. Limpe os brócolis e divida-os em floretes do mesmo tamanho 16. Aqueça cerca de 20 g de óleo em uma frigideira, adicione os brócolis 17 e o sal. Cubra com a tampa e deixe assar em fogo baixo por cerca de dez minutos, sem mexer; na metade do cozimento, adicione um pouco de água para facilitar o cozimento 18. No final do cozimento, retire a tampa para evaporar a água restante.

Limpe os cogumelos e divida-os ao meio para que fiquem do mesmo tamanho 19. Em outra frigideira, aqueça uma boa quantidade de óleo, adicione os cogumelos 20 e salteie por cerca de 5 minutos em fogo alto 21. Salgue apenas no final do cozimento.

Coloque no fogo uma panela com bastante água para cozinhar os nhoques. Enquanto isso, passe os grãos de pimenta rosa por uma peneira de malha grossa: colete sobre o papel manteiga a casca, mais aromática 22. Restará a parte interna mais picante, que deve ser reservada para outros usos. Pique também os grãos de pimenta branca e preta 23 e os cranberries desidratados 24.

Assim que a água ferver, adicione sal e cozinhe os nhoques por cerca de um minuto e meio 25. Enquanto os nhoques cozinham, salteie os cranberries em uma frigideira com um fio de óleo 26 junto com a pimenta picada. Depois de alguns minutos, adicione uma concha da água de cozimento 27.

Escorra os nhoques na frigideira 28 e salteie com os cranberries 29, enquanto aquece os legumes separadamente 30.

Você está pronto para empratar: despeje o creme de amêndoas no fundo do prato 31, depois adicione os nhoques 32, os cogumelos e os brócolis 33.

Complete com a casca da pimenta rosa 34 e as raspas de limão 35. Seus nhoques de batata sem farinha estão prontos para serem servidos 36!

Conservação

Recomenda-se consumir os nhoques de batata sem farinha assim que prontos para apreciá-los melhor.

Você pode preparar os legumes antecipadamente e aquecê-los pouco antes de servir.

A massa pode ser conservada na geladeira por 1-2 dias, assim como os nhoques crus, tendo o cuidado de cobri-los com filme plástico ou um pano.

Como alternativa, é possível congelar também os nhoques crus.

Conselho

Para preparar os nhoques de batata sem farinha, é preferível escolher batatas farinhentas; as melhores batatas são encontradas durante os meses de outono e inverno. Usando farinha de arroz em vez de amido de batata, você obterá uma consistência mais elástica.

Você pode substituir os cogumelos champignon por porcini, shitake ou outro tipo de sua preferência. Lembre-se de que os cogumelos não devem ser salgados no início do cozimento para que permaneçam firmes. Além disso, eles precisam de uma temperatura inicial alta de cozimento e muito óleo ou alguma gordura no cozimento como condutor de calor e sabor.

Os cranberries desidratados conferem uma nota ácida e delicadamente amarga ao prato: como alternativa, você pode utilizar uvas passas, damascos ou tâmaras.

A parte sólida que resta na peneira após coar o leite de amêndoas é chamada de okara de amêndoas e pode ser utilizada de várias maneiras na cozinha, por exemplo, para enriquecer pães, almôndegas e doces!

Não substitua o amido de milho para preparar o creme de amêndoas, pois, por exemplo, o amido de batata não resultaria em um composto cremoso, mas grudento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.