Corvina grelhada em creme de grão-de-bico e alecrim

/5

APRESENTAÇÃO

A corvina scottadito sobre creme de grão-de-bico e alecrim é um segundo prato de peixe aromático e saboroso, com todo o gosto inconfundível do peixe grelhado que imediatamente traz à mente os jantares no terraço com os amigos e os churrascos à beira-mar. O poder evocativo da comida é também isso! Mas a comodidade deste prato é que pode ser preparado em casa, em uma simples chapa de ferro fundido, no verão e no inverno, sem se preocupar se lá fora está chovendo ou fazendo sol: basta mergulhar o garfo na carne firme da corvina, recolhendo um pouco de creme aveludado de grão-de-bico para sentir no paladar toda a delícia de um prato simples e delicioso que dará à sua refeição um efeito de férias imediato. A combinação do grão-de-bico com o peixe grelhado é um grande clássico da cozinha rústica de antigamente, mas a emulsão de limão e salsa renova o sabor conferindo-lhe um inesperado toque exótico. Não estão curiosos para prová-lo também?

Experimente também a corvina ao forno, outro modo saboroso de preparar este delicioso peixe!

INGREDIENTES

Ingredientes para a corvina scottadito
Corvina 650 g
Azeite virgem extra 10 g
Para o creme de grão-de-bico e alecrim
Grão-de-bico seco 300 g
Chalota 30 g
Água 500 g
Alecrim 2 raminhos
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Para a emulsão de limão e salsa
Suco de limão 60 g - (filtrato)
Azeite virgem extra 60 g
Salsa 10 g

Preparação

Para preparar a corvina scottadito sobre creme de grão-de-bico e alecrim, comece cuidando da limpeza da corvina. Coloque o peixe inteiro sob água corrente e remova as escamas utilizando um descamador apropriado 1 ou, alternativamente, use a lâmina de uma faca. É necessário esfregar o descamador da cauda ao longo de toda a corvina até que esteja completamente sem escamas. Com uma tesoura, faça um corte no ventre do peixe ao longo de todo o seu comprimento 2 e remova as vísceras 3.

Lave cuidadosamente o interior eviscerado sob água corrente 4. Em seguida, passe para a filetagem: faça um corte no dorso da corvina, passando a lâmina de uma faca afiada rente à espinha do peixe até separar a carne da espinha 5. Com um segundo corte, separe o filé obtido da cabeça 6.

Uma vez obtido o primeiro filé 7, repita o procedimento do outro lado para obter também o segundo. Com uma faca afiada, remova as nervuras avermelhadas da parte central de cada filé 8 e, finalmente, com a ajuda de uma pinça apropriada, remova delicadamente as espinhas 9.

Agora dedique-se ao creme de grão-de-bico. Corte a cebola roxa em julienne e coloque-a em uma panela onde você já tenha colocado um fio de azeite 10. Deixe a cebola dourar em fogo baixo, depois adicione os grãos-de-bico 11; caso esteja utilizando grãos-de-bico secos, essa operação deve ser precedida por 12 horas de molho. Caso contrário, você pode usar grãos-de-bico pré-cozidos: nesse caso, a quantidade a utilizar será de 500 g. Cubra os grãos-de-bico com água 12.

Adicione o alecrim 13 e o sal 14, deixando cozinhar por 30-40 minutos. Remova o alecrim e bata bem com um mixer de imersão 15.

Corte o limão e esprema o suco 16. Coe, se necessário, e coloque no copo do mixer junto com cerca de 60 g de azeite extravirgem 17 e a salsa 18.

Bata 19 até obter uma emulsão homogênea, mergulhe um pincel nela e pincele os filés de corvina 20. Aqueça uma chapa de ferro fundido e unte-a levemente, depois coloque os filés nela 21 e grelhe-os do lado da carne por cerca de 5 minutos.

Vire-os do lado da pele 22 e grelhe-os por mais cerca de 5 minutos. Distribua nos pratos o creme de grão-de-bico 23 e coloque os filés por cima. A corvina scottadito sobre creme de grão-de-bico e alecrim está pronta para ser saboreada 24!

Conservação

A corvina scottadito sobre creme de grão-de-bico e alecrim pode ser conservada na geladeira, coberta, por 2 dias. Não é recomendado congelar.

Conselho

O toque extra? Uma rica pitada de pimenta no peixe recém-grelhado: definitivamente o máximo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.