Dourada no papelote
- Fácil
- 55 min
A dourada às ervas com caponata é um prato principal de peixe rico e saboroso. Caponata e filés de dourada são os ingredientes protagonistas da receita que escolhemos propor para você. A delicadeza deste nobre peixe branco é realçada pelos aromas envolventes da mistura de ervas em que ele é marinado. Um prato assim não pode deixar de merecer um acompanhamento agridoce e colorido, típico da suntuosa culinária siciliana: a caponata. Perfeito para diversas ocasiões, certamente agradará aos verdadeiros amantes de peixe que apreciarão o encontro entre aromas e sabores mediterrâneos. Proponha a dourada às ervas com caponata aos seus convidados para encantá-los com uma sinfonia de simplicidade e requinte.
Para preparar a dourada às ervas com caponata, comece limpando as douradas. Pegue cada dourada 1 e, com uma tesoura, retire as barbatanas e comece a escamá-las com o utensílio apropriado ou com a lâmina de uma faca 2, passando repetidamente da cauda à cabeça. Em seguida, proceda à evisceração do peixe. Lave bem em água corrente para remover quaisquer vestígios de sangue restantes. Neste ponto, com uma faca afiada, faça um corte transversal e retire a cabeça da sua dourada 3.
Então, corte a cauda e a parte dorsal do peixe ao longo da coluna vertebral 4, começando de cima, e mova a lâmina horizontalmente em relação à superfície de trabalho para obter o primeiro filé 5. Vire o peixe e proceda da mesma forma, destacando a carne da espinha para obter o segundo filé. Identifique todas as espinhas presentes passando a mão sobre o filé e retire-as utilizando uma pinça 6.
Lave em água corrente o tomilho, o manjericão e a salsinha, depois coloque-os em uma tábua de corte 7 e pique-os finamente com uma faca 8. Coloque os filés de peixe em uma travessa grande o suficiente para contê-los e adicione o azeite e a mistura de ervas frescas 9.
Envolva em filme plástico e deixe marinar enquanto prepara a caponata. Para preparar a caponata, comece pelas berinjelas: lave-as, corte suas pontas e corte-as em cubos de cerca de 1,5 cm 10. Coloque-as em um escorredor e tempere com sal 11, em seguida coloque um peso sobre elas 12 e deixe escorrer por pelo menos uma hora para que percam o amargor.
Enquanto isso, limpe os talos de aipo, corte-os em tiras 13 e escalde-os em água fervente levemente salgada 14. Após cerca de 5 minutos, escorra-os e seque-os com um pano de cozinha 15.
Nesse ponto, despeje um fio de azeite em uma panela e refogue as tiras de aipo 16 por cerca de 5 minutos, depois coloque-as em uma tigela e reserve. Fatie finamente as cebolas 17 e refogue-as em outra frigideira 18.
Uma vez murchas, adicione as azeitonas sem caroço, os pinhões e as alcaparras, após ter lavado bem estas últimas em água corrente para retirar o excesso de sal. 19. Deixe refogar por cerca de dez minutos e, enquanto isso, corte os tomates em cubos 20 e adicione-os à frigideira 21.
Cozinhe por cerca de 20 minutos e, enquanto isso, lave as berinjelas já escorridas 22, escorra-as e seque com um pano de cozinha 23 ou papel absorvente. Em seguida, coloque as berinjelas em óleo abundante e quente 24.
Frite por alguns minutos, até que fiquem levemente douradas 25. Escorra-as do óleo e coloque diretamente na frigideira com a mistura de tomates, azeitonas e cebolas 26. Em seguida, adicione também as tiras de aipo 27.
Misture tudo e adicione o açúcar 28 e o vinagre 29. Uma vez que toda a parte alcoólica tiver evaporado, misture novamente, adicione as folhas de manjericão 30 e desligue o fogo.
Deixe esfriar um pouco e, enquanto isso, dedique-se ao cozimento das douradas. Retire os filés de dourada deixados na geladeira para marinar 31 e coloque-os, sem escorrer muito, em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por 16-18 minutos 32 (use o forno ventilado a 180°C por cerca de 10 minutos). Sirva seus filés de dourada às ervas com caponata ainda quentes 33.