Ossobuco à milanesa com risoto amarelo

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje fazemos uma viagem à Lombardia para um passeio gastronômico pela tradição culinária desta terra. É difícil escolher qual é o prato mais representativo por excelência, mas na nossa classificação, o ossobuco à milanesa com risoto amarelo está certamente em primeiro lugar, seguido pelo risoto à milanesa em sua forma pura, pela clássica costoletta à milanesa e pelos pizzoccheri à valtellinese. Na cozinha do GialloZafferano tivemos a honra de receber um grande chef, Alessandro Negrini, que nos revelou todos os seus segredos para preparar este prato! A sua é, na verdade, uma gremolata especial, onde o alho, em vez de ser picado, é transformado em delicadas chips que temperam o ossobuco, e a casca de limão é adicionada na frigideira no final do cozimento junto com a salsa para liberar todos os seus aromas. Paciência, ótimos ingredientes e um pouco de técnica permitirão que você obtenha um prato premiado para levar à mesa e saborear com sua família.

Se você gosta de experimentar, experimente também esta deliciosa releitura: ravióli com açafrão e ossobuco!

INGREDIENTES

Ingredientes para o caldo (para os ossobucos e para o risoto)
Asas de frango 800 g
Água 6 l
Cenouras 60 g
Aipo 25 g
Cebolas douradas 30 g
Salsa 15 g - (somente os talos)
Sal grosso 18 g
Pimenta-do-reino em grãos 8
Louro 1 folha - pequena
para os ossobucos
Ossobuco de vitelo 1,6 kg - (4 de 400 g cada)
Cebolas douradas 100 g
Azeite virgem extra 80 g
Vinho branco 50 ml
Manteiga 30 g
Farinha de trigo sarraceno 8 g
Alecrim 5 g
para a gremolada
Alho 2 dentes
Casca de limão 1
Salsa 10 g
Azeite virgem extra 20 g
para o risoto
Arroz Carnaroli 320 g
Cebolas douradas 50 g
Manteiga 65 g
Grana Padano DOP 45 g
Vinho branco 50 ml
Açafrão em pistilos ½ g
Água 200 ml

Para preparar o caldo

Para preparar o ossobuco à milanesa com risoto amarelo, a primeira coisa a fazer é colocar os pistilos de açafrão de molho em 50 ml de água 1 por pelo menos 5 horas. Depois comece a preparar o caldo. Pegue as asinhas de frango, coloque-as em uma assadeira e, utilizando um maçarico, queime as eventuais penas 2; se você não tiver um maçarico, pode aproximar as asinhas da chama do fogão usando uma pinça de cozinha. Nesse momento, transfira-as para uma panela grande, adicione 3 litros de água 3

e leve ao ponto de ebulição por 2-3 minutos 4. Neste ponto, escorra as asinhas, enxágue-as 5 e enxágue também a panela. Desta forma, você obterá um caldo mais delicado. Lave o aipo, cenouras, cebolas e salsa; em seguida, sem descascá-los, corte-os em pedaços grosseiros 6.

Coloque na panela limpa as asinhas e os vegetais 7, adicione a pimenta-do-reino 8 e uma pequena folha de louro 9.

Em seguida, adicione o sal grosso 10; é importante pesá-lo bem, pois o caldo, ao reduzir, será o que dará sabor tanto ao risoto quanto ao ossobuco. Adicione os 3 litros restantes de água 11 e cubra com uma tampa 12, acenda o fogo e deixe cozinhar com a tampa por cerca de 45 minutos em fogo moderado.

Após esse tempo 13, filtre o caldo 14; você deve obter 3 litros (2 para os ossobucos e 1 para o risoto), se não for o caso, adicione mais água pura 15.

para os ossobucos

Agora comece a preparar os ossobucos. Pegue uma cebola e, sem descascá-la, corte-a primeiro ao meio e depois em fatias 1. Em uma panela bem quente, despeje metade do óleo, adicione a cebola 2 e deixe fritar até que esteja bem caramelizada e dourada 3.

Deglace com o vinho branco 4, espere que evapore completamente e desligue o fogo 5. Coloque os ossobucos em uma tábua de cortar e, utilizando uma faca bem afiada, faça 3 incisões em cada lado do tecido conjuntivo 6; assim eles não se enrolarão durante o cozimento.

Pegue outra panela, aqueça no fogo e despeje o restante do óleo 7. Em seguida, adicione os ossobucos 8 e deixe-os dourar por pelo menos 2-3 minutos sem movê-los. Quando estiverem bem dourados, vire-os 9

e deixe dourar também o outro lado por alguns minutos. Em seguida, transfira os ossobucos para a panela com as cebolas 10 e coloque-os de volta no fogo. Adicione cerca de 1 litro de caldo 11 e junte o alecrim já picado dentro do caldo, sem colocá-lo diretamente na carne 12.

Cubra com uma tampa 13 e deixe cozinhar em fogo moderado por 35 minutos. Enquanto isso, aqueça bem outra panela, adicione a farinha e, quando estiver bem tostada e dourada 14, acrescente-a aos ossobucos, tomando cuidado para sempre despejá-la no caldo e nunca na carne 15.

Após os primeiros 35 minutos, vire os ossobucos usando uma espátula de cozinha 16; é importante fazê-lo com muito cuidado para evitar que o tutano já cozido saia. Adicione também o litro de caldo restante 17, coloque a tampa novamente e deixe cozinhar em fogo moderado por mais 35 minutos, até que a carne esteja macia e se solte do osso, enquanto o tutano estará compacto 18.

Para as chips de alho

Enquanto isso, prepare as chips de alho. Pegue o alho, divida os dentes ao meio e retire o miolo 1. Para adoçar o alho e diminuir sua agressividade, ferva-o por 15 segundos na água fervente 2; repita esta operação por mais 4 vezes, trocando a água na panela a cada vez. Em seguida, escorra-o e coloque-o sobre um pano de prato limpo 3.

Corte em fatias bem finas no sentido do comprimento, tomando cuidado para não amassar (4-5). Depois, pegue outra frigideira, adicione o azeite de oliva e aqueça a 160°C. Em seguida, despeje o alho dentro 6

e mexa com um garfo, ou uma escumadeira 7, para que as fatias não grudem umas nas outras, até obter chips bem douradas 8. Em seguida, escorra-as e transfira-as para um papel absorvente para frituras 9.

Para finalizar os ossobucos com a gremolada

Assim que os ossobucos estiverem cozidos, transfira-os para um prato, deixando o molho e as cebolas na panela e tomando cuidado para não danificar o tutano 1. Coloque uma peneira sobre uma tigela e filtre o molho, pressionando levemente as cebolas com uma espátula para liberar todos os aromas 2. Despeje novamente o fundo de cozimento na panela 3.

Acenda o fogo e, assim que começar a ferver, adicione a manteiga 4, mexendo bem até que o molho engrosse. Nesse ponto, desligue o fogo 5 e transfira novamente os ossobucos para a frigideira 6.

Usando uma colher, despeje o molho sobre a carne 7 para que absorva o máximo possível. Coloque as chips de alho sobre os ossobucos, cerca de 3 em cada um 8. Adicione a casca ralada do limão 9, retirando apenas a parte amarela.

Em seguida, pique finamente a salsa na hora 10 e adicione-a na frigideira 11. Cubra com uma tampa 12 e deixe descansar ao lado do fogão.

Para o risoto amarelo

Agora ocupe-se da cozedura do risoto amarelo. Descasque a cebola e corte-a em fatias 1, depois transfira para uma panelinha junto com 25 g de manteiga 2 e 150 ml de água 3.

Coloque a panelinha no fogo por cerca de 15 minutos 4 e depois bata tudo com um minipimer 5 até obter um creme 6; isso servirá para evitar que durante o cozimento do risoto haja gorduras queimando.

Despeje o arroz em uma frigideira quente 7 e toste-o. Quando mudar de cor e estiver bem quente, deglace com o vinho branco 8 e deixe evaporar completamente. Em seguida, adicione cerca de meio litro de caldo quente 9 e mexa. Durante os primeiros 5 minutos, não será necessário adicionar mais caldo.

Adicione a cebola batida 10 e deixe o risoto cozinhar sem mexer muito. Adicione o caldo conforme necessário 11, levando em consideração que até os 13 minutos todo o caldo deverá ser adicionado. Quando faltarem 2 minutos para o risoto ficar pronto, adicione o açafrão 12.

Misture tudo e mexa fora do fogo, adicionando os 40 g restantes de manteiga 13 e mexendo. Em seguida, adicione o queijo parmesão 14 e mexa novamente 15.

Para montar o prato

Transfira o risoto recém-cozido para um lado do prato 1, em seguida, coloque um ossobuco de forma que uma parte fique sobre o arroz 2, finalize com um pouco de molho e sirva o seu ossobuco à milanesa com risoto amarelo 3.

Conservação

Os ossobucos sozinhos podem ser conservados por no máximo 1 dia na geladeira. Recomenda-se preparar o risoto na hora, enquanto o caldo pode ser guardado na geladeira por 3 dias já filtrado, em um recipiente hermético.

Dica

Se você tiver ossobucos de boi, será necessário prolongar o cozimento por cerca de 30 minutos (15 por lado), mas será necessário usar um pouco mais de caldo.

No lugar da farinha de trigo sarraceno, você pode usar a mesma quantidade de farinha 00.

Se preferir pular a etapa em que o alho é fervido, saiba que o sabor será muito mais intenso.

As asinhas de frango, uma vez cozidas no caldo, podem ser saboreadas assim ou levadas ao forno junto com os aromáticos.

Se desejar experimentar uma nova combinação, experimente também o risoto à milanesa com camarão violeta!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.