Pães de cúrcuma

/5

APRESENTAÇÃO

Amarela e aromática, a cúrcuma também é chamada de "açafrão das índias" justamente porque é uma especiaria muito ligada à cultura oriental; além de ter a mesma cor, em persa-indiano significa exatamente açafrão. O Kour Koum é utilizado na cozinha para muitas preparações e não deve ser confundido com o curry, porque, embora seja um dos principais elementos que dá a cor característica, tem um sabor menos pungente. Hoje escolhemos usá-la para criar pãezinhos macios de cúrcuma e apresentamos para vocês em duas versões, doce e salgada. Tendo esse gosto tão delicado, em comparação com outras especiarias orientais, os pãezinhos de cúrcuma são perfeitos tanto para enriquecer a cesta de pão no jantar ou almoço, quanto como pãozinho doce para o café da manhã. Para a versão salgada, escolhemos as azeitonas riviera, pequenas e saborosas, enquanto para o lanche adicionamos uvas passas, mas você está livre para soltar a imaginação e adicionar a esses pãezinhos macios os ingredientes que mais ama e saboreá-los no momento do dia que preferir! Amarre o avental e coloque as mãos na massa, vamos começar!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa de 12 pães
Farinha Manitoba 150 g
Farinha tipo 00 350 g
Fermento biológico seco 2 g
Açúcar 10 g
Sal fino 8 g
Leite inteiro 300 g - em temperatura ambiente
Manteiga 50 g - em temperatura ambiente
Cúrcuma em pó 5 g
para temperar 6 pães com azeitonas
Azeitonas da Riviera 50 g - sem caroço
para temperar 6 pães com passas
Sultanas 50 g

Preparação

Para preparar os pãezinhos de cúrcuma, a primeira coisa a fazer é derreter a manteiga em fogo baixo, depois deixe esfriar e, enquanto isso, comece a preparar a massa. Peneire ambas as farinhas em uma tigela 1, adicione o fermento biológico seco 2, o açúcar 3

e a cúrcuma 4. Comece a amassar com as mãos vertendo o leite em temperatura ambiente aos poucos 5 e continue 6 até obter uma massa homogênea.

Neste ponto, adicione a manteiga derretida, agora em temperatura ambiente 7, o sal 8 e continue amassando com as mãos até incorporá-los completamente. Transfira a massa para uma superfície de trabalho 9 e trabalhe-a com as mãos até que fique lisa e elástica; isso levará cerca de 15 minutos. Se preferir, para essas etapas, você pode usar uma batedeira com gancho.

Depois disso, dê à massa uma forma esférica 10, transfira-a para uma tigela grande e cubra com filme plástico para alimentos 11. Deixe crescer no forno desligado, apenas com a luz acesa, por cerca de 2 horas até que a massa tenha dobrado seu volume. Quando faltarem cerca de vinte minutos, coloque as passas de molho em água fria, para reidratá-las 12.

Uma vez que a massa tiver dobrado, retire o filme plástico 13 e transfira-a delicadamente para uma superfície, ajudando-se com uma espátula 14. Em seguida, divida-a ao meio, você deve obter 2 porções de 430 g cada 15.

Pegue uma delas e achate-a levemente com as mãos 16, depois escorra bem as passas (se necessário, seque-as com papel toalha) 17 e coloque-as no centro da sua porção de massa 18.

Em seguida, incorpore-as simplesmente enrolando tudo 19; deslize suavemente a massa entre a superfície de trabalho e os seus dedos, dessa forma, você obterá um filão 20, que poderá dividir em 6 porções de 80 gramas cada 21.

Ainda com as mãos, pegue as bordas externas de cada porção e traga-as para dentro 22, em seguida, dê a cada uma uma forma esférica, rodando a bolinha entre a superfície de trabalho e a parte inferior da palma da mão 23. Desta forma, você obterá 6 bolinhas iguais 24;

coloque-as em uma assadeira levemente enfarinhada 25 e repita a mesma operação também para os pãezinhos com azeitonas. Em seguida, pegue a segunda porção de massa de 430 g reservada anteriormente, achate-a um pouco com as mãos e coloque as azeitonas, escorridas de sua água de conservação 26. Faça o habitual filão, divida em 6 pedaços, sempre de 80 gramas 27

e crie as bolinhas como feito anteriormente 28. Coloque-as na assadeira 29, cubra com filme plástico 30 e deixe crescer novamente por cerca de 30 minutos, desta vez à temperatura ambiente. Enquanto isso, aqueça o forno, configurando-o no modo estático, a uma temperatura de 200°.

Quando o forno atingir a temperatura indicada e os pãezinhos de cúrcuma tiverem crescido, umedeça a superfície com água; para realizar essa operação, é aconselhável usar um borrifador de cozinha 31. Asse seus pãezinhos por 30 minutos, na parte inferior do forno, até que fiquem bem dourados. Depois, retire-os do forno 32, deixe-os esfriar um pouco e sirva-os 33.

Conservação

Os pãezinhos de cúrcuma podem ser conservados à temperatura ambiente, fechados em um saco de papel ou plástico, por no máximo 2-3 dias. Depois de assados, também podem ser congelados.

Conselho

Depois de umedecer a superfície dos pãezinhos, você pode enriquecê-los com sementes variadas (gergelim, girassol, papoula) ou com granulado de avelã!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.