Palamita no papelote com tomatinhos

/5

APRESENTAÇÃO

Aqui está uma receita com um peixe muito comum no Mar Mediterrâneo, embora não seja amplamente conhecido: o bonito no papelote. Este peixe, parente próximo de atuns e cavalas, tem uma carne firme e ligeiramente fibrosa, que se presta bem a cozimentos delicados, como o no papelote. De fato, esse tipo de cozimento no forno é perfeito para realçar o sabor gostoso da carne deste peixe azul. A receita do bonito no papelote impressiona principalmente por sua simplicidade: no ventre do bonito são colocados aromas que liberam seu perfume durante o cozimento. Como acompanhamento, simples mas suculentos tomatinhos para realçar com simplicidade a bondade da carne do bonito. E vocês, o que estão esperando? Descubram o sabor deste peixe e preparem também o bonito no papelote com tomatinhos!

INGREDIENTES
bonito 700 g
Tomates datterini 180 g
Alho 1 dente
Alecrim quanto baste
Sal fino 6 g
Limões 25 g - (não tratados)
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o bonito no papelote com tomatinhos, comece lavando e cortando os tomatinhos ao meio 1. Reserve-os. Em seguida, pegue o limão não tratado, lave-o e corte-o em fatias finas 2 e divida cada uma ao meio. Reserve-as. Prossiga com a preparação do peixe. Faça um corte da cabeça até a metade do ventre do bonito e eviscere-o. Lave sob água corrente para eliminar os resíduos de sangue. Salgue e apimente o ventre do peixe e coloque o dente de alho descascado e cortado em pedaços 3.

Insira no ventre também as fatias de limão 4 e o alecrim 5, lavado e seco, para aromatizar. Agora, pegue um pedaço de papel manteiga grande o suficiente para envolver o bonito. Coloque o peixe no centro e disponha ao redor os tomatinhos 6.

Salgue 7 e apimente. Feche o papel manteiga 8 envolvendo o bonito dentro e enrole as extremidades 9. Selar as extremidades com barbante para manter o papel manteiga na posição, dando a típica forma de bala.

Transfira o bonito para uma assadeira 10 e asse no forno estático pré-aquecido a 200°C por 25 minutos (se usar o forno ventilado a 180°C por 15 minutos). Após o tempo de cozimento, retire o bonito do forno 11 e sirva o seu bonito no papelote com tomatinhos ainda quente no papel manteiga 12!

Conservação

É preferível consumir o bonito no papelote com tomatinhos ainda quente. No entanto, é possível armazená-lo na geladeira por no máximo 1 dia em um recipiente hermético.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Você também pode decidir filetar o bonito e cozinhá-lo desta forma no forno para que absorva melhor os aromas e cheiros de especiarias e tomatinhos. Como durante o cozimento será liberado líquido, você também pode optar por fechar o papelote em papel alumínio e assim evitar a saída dos líquidos.

Curiosidade

O nome científico do bonito é 'sarda sarda', embora no dialeto messinês seja chamado de palamitu.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.