Pão sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Está com vontade de um pão sem glúten macio por dentro e crocante por fora, assim como o do padeiro? Com esta receita, você descobrirá como prepará-lo facilmente em casa, com poucos ingredientes e sem abrir mão do sabor. Vamos guiá-lo passo a passo na preparação do pão sem glúten, perfeito para quem sofre de doença celíaca ou simplesmente quer reduzir o consumo de glúten sem abrir mão do prazer do pão fresco.

Você descobrirá quais cuidados tornam a massa macia e bem aerada. Você pode personalizar o pão com sementes de linhaça, abóbora, gergelim ou papoula, para um toque de crocância e um aroma irresistível. Com alguns truques simples, o resultado será um Massa para pão leve, perfumado e adequado para toda a família.

Descubra outras receitas de fermentados sem glúten para fazer em casa:

INGREDIENTES
Ingredientes para 850 g de pão (para uma forma de 21x11 cm)
Mix de farinhas sem glúten 500 g - para massas fermentadas
Levedura de cerveja fresca sem glúten 4 g
Água 400 g
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino 10 g
Sementes de abóbora 50 g
Semente de linho 50 g

Preparação

Para preparar o pão sem glúten, esfarele o fermento biológico fresco na tigela da batedeira 1, despeje um pouco de água morna, retirando da quantidade total indicada na receita 2 e misture com uma colher para dissolvê-lo 3.

Despeje a mistura para pão sem glúten 4 e adicione gradualmente a água com o fermento 5, continuando a misturar com o gancho 5, depois adicione a água restante prevista.

Sove até obter uma massa densa e homogênea, depois despeje o azeite de oliva extravirgem 7 e adicione o sal 8. Continue sovando até que a massa fique elástica; nesse ponto, incorpore as sementes: primeiro as de abóbora (descascadas) 9

Depois, adicione as sementes de linhaça 10. Trabalhe a massa até que fique macia, lisa e ligeiramente pegajosa 11. Transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada com o mix de farinhas 12

Trabalhe a massa até obter uma forma esférica 13, depois coloque-a em uma tigela untada com óleo e cubra com filme plástico 14. Deixe crescer em um local quente e protegido por cerca de 2 horas, até que a massa dobre de volume 15, você pode conservá-la no forno desligado com a luz acesa. 

Após o tempo de fermentação, transfira delicadamente a massa para uma forma de 21x11 cm, com 6 cm de altura, perfurada e forrada com papel manteiga levemente umedecido 16. Cubra e deixe crescer por mais 20 minutos à temperatura ambiente. Em seguida, com uma lâmina afiada, faça um corte central na superfície (17–18), isso ajudará no desenvolvimento do pão no forno. Pré-aqueça o forno em modo estático a 250°, depois abaixe a temperatura para 225° e asse o pão por cerca de 40 minutos. Após o cozimento, obterá um pão de aproximadamente 850 g.

Retire o pão do forno e deixe esfriar 19. Uma vez frio, fatie-o 20 e aproveite 21

Conservação

Conserve o pão sem glúten em um saco de papel por 2-3 dias. É possível congelar o pão também em fatias.

Conselho

Se você não tiver uma forma perfurada, pode usar uma forma comum de pão e, após o tempo indicado, continuar o cozimento sem a forma a 130° por 10 minutos, para homogeneizar o dourado da crosta.

Tente personalizar o pão adicionando outras sementes como girassol, gergelim ou papoula: elas darão crocância e um aroma mais rico. Você também pode torrar levemente as sementes antes de adicioná-las à massa para realçar o sabor.

Para uma correta preparação das receitas sem glúten

Para as receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que tenham o símbolo da espiga cortada na embalagem, certificados sem glúten, recomendados pelo guia da AIC Associazione Italiana Celiachia.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.