Pizza na assadeira sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Acabou o tempo das privações para quem é intolerante ao glúten! Atualmente, as alternativas no mercado são muitas e saborosas, mas nós, como sempre, preferimos colocar a mão na massa para realizar as receitas diretamente com nossas mãos... aqui está a maneira de preparar uma fantástica pizza na assadeira sem glúten! Se você está acostumado à Massa de pizza, notará diferenças em termos de consistência e modo de preparação: os ingredientes são misturados com uma colher e a mistura obtida será bastante úmida e mole. Tudo normal! Seguindo nossas orientações, o resultado será realmente saboroso: uma pizza na assadeira fofa e perfumada para temperar como preferir. Traga à mesa a sua pizza na assadeira sem glúten feita em casa!

Experimente também alguns pratos principais sem glúten, como os espaguete de trigo sarraceno com anchovas e tomatinhos ou a creme de aspargos e abobrinha com quinoa.

 

INGREDIENTES

Para a massa (para uma assadeira 20x20x5 cm)
Mix de farinhas sem glúten 200 g - (para pão e pizza)
Leite inteiro 160 g - à temperatura ambiente
Água 60 g - à temperatura ambiente
Levedura de cerveja seca sem glúten 5 g
Sal fino 7 g
Para temperar
Passata de tomate 150 g
Mozzarella 120 g
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para polvilhar
Mix de farinhas sem glúten 20 g - para pão e pizza
Para untar a assadeira
Azeite virgem extra 20 g

Preparação

Para preparar a pizza na assadeira sem glúten, primeiro coloque a mistura de farinhas sem glúten em uma tigela grande 1, depois adicione o leite em temperatura ambiente 2 e a água, também em temperatura ambiente 3.

Adicione também o sal 4 e o fermento biológico seco sem glúten 5 (alternativamente, você pode esfarelar 10 g de fermento fresco, certificando-se sempre de comprar produtos com o símbolo da espiga cortada), depois comece a misturar com uma colher de pau 6.

Você deverá obter uma massa úmida, mas consistente e homogênea 7. Neste ponto, transfira a massa para um recipiente com tampa que seja pelo menos duas vezes maior que a massa 8, feche 9 e deixe crescer em temperatura ambiente por cerca de 2 horas.

Enquanto isso, você pode preparar o tempero: coloque o molho de tomate em uma tigela e tempere com óleo 10, sal 11 e pimenta, depois misture bem 12 e reserve.

Após o tempo de fermentação, pegue a massa que estará firme, mas um pouco pegajosa 13. Isso é normal: vire-a sobre uma superfície levemente enfarinhada com a ajuda de uma espátula. Vire a massa do outro lado 14 e pressione-a levemente com os dedos 15.

Unte com óleo uma assadeira de 20x20 cm tanto na base quanto nas bordas 16, depois transfira a massa para dentro dela 17. Pressione com os dedos para espalhar a massa por toda a superfície da assadeira, mas tenha cuidado para não esticá-la demais, pois, como não tem glúten, pode rasgar 18.

Adicione o tomate na superfície 19, distribuindo-o uniformemente com as costas de uma colher 20, depois deixe crescer em temperatura ambiente por mais 2 horas. Se o tempero estiver um pouco seco, cubra a assadeira com um pano. Enquanto isso, corte a mussarela em cubos 21.

Depois de crescida 22, distribua a mussarela sobre a pizza 23 e asse em forno estático preaquecido a 190° por 25-30 minutos. Uma vez assada, retire do forno: a sua pizza na assadeira sem glúten estará pronta para ser compartilhada e saboreada 24!

Conservação

A pizza na assadeira sem glúten pode ser conservada na geladeira por 1 dia.

Pode-se congelar a pizza assada ou semicrua.

Não é recomendado congelar a massa crua.

Conselho

A massa sem glúten não é elástica como a tradicional, por isso tende a rasgar se for esticada demais durante a abertura.

Você pode substituir o leite por água, mas obterá uma massa um pouco menos macia.

No lugar do molho de tomate, você pode usar polpa em pedaços, assim como adicionar orégano ao tempero ou rechear sua pizza sem glúten como preferir!

Para uma correta preparação das receitas sem glúten

Para as receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que tenham o símbolo da espiga cortada na embalagem, certificados sem glúten, recomendados pelo manual da AIC Associação Italiana Celíaca.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.