Pappardelle com lebre

/5

APRESENTAÇÃO

Um ditado toscano diz: "cozinhar como a mamãe é bom, cozinhar como a vovó é melhor"! A cozinha úmbria-toscana se baseia justamente em receitas tradicionais, passadas de geração em geração, como aquela que apresentamos hoje na nossa versão! As pappardelle com ragù de lebre são um prato principal requintado, que remete aos sabores de antigamente e é dedicado a todos que apreciam o sabor da caça e das chamadas "carnes negras". O ragù é o prato perfeito para este período de outono, quando o ar cheira a sub-bosque e o apetite se abre num instante. E quando está chovendo lá fora e as folhas começam a cair, o que há de melhor do que se trancar em casa para preparar deliciosos pratos de longa cocção? O perfume de ragù de lebre já se espalhou por toda a casa? Não resta mais nada a fazer do que cozinhar a massa!

Se você está buscando outros pratos tradicionais, experimente também a Coratella

INGREDIENTES
Pappardelle de ovo 250 g
lebre 500 g - (moído)
Passata de tomate 350 g
Água 200 g
Aipo 50 g
Cenouras 50 g
Cebolas brancas 50 g
Louro 3 folhas
Alho 1 dente
Alecrim 1 raminho
Azeite virgem extra 15 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta 1 pitada
Vinho tinto 50 g

Preparação

Para preparar as pappardelle com lebre, comece fazendo o ragù. Lave o aipo e a cenoura. Em seguida, descasque e corte a cenoura, retire os filamentos externos do aipo, e limpe tanto a cebola quanto o alho, dividindo-os ao meio para remover o miolo. Pique o restante finamente 1. Em uma panela, de preferência de ferro fundido, coloque o óleo e adicione a cebola, o aipo 2 e a cenoura 3 picados.

Por fim, adicione também o alho 4. Refogue tudo em fogo bem baixo, mexendo frequentemente, por 6-7 minutos. Quando o refogado estiver pronto, adicione a polpa de lebre moída 5 e doure em fogo médio, mexendo de vez em quando 6 por cerca de 4-5 minutos.

Assim que a carne mudar de cor, adicione o alecrim picado finamente 7 e as folhas de louro 8. Nesse ponto, aumente ligeiramente o fogo e deglaçar com o vinho tinto 9.

Continue mexendo 10 até que a parte alcoólica evapore completamente. Em seguida, ajuste o sal e a pimenta, abaixe o fogo, adicione o molho de tomate 11, a água e misture novamente 12.

Cubra o ragù com uma tampa 13 e deixe cozinhar por cerca de 4 horas em fogo bem baixo; deverá borbulhar e você poderá mexer poucas vezes, apenas para garantir que não grude no fundo. Quando estiver pronto, transfira para uma frigideira bem ampla. Quando o seu ragù estiver pronto 14, cozinhe as pappardelle em água fervente abundante, salgada a gosto 15.

Escorra a massa e coloque diretamente na frigideira ampla onde você transferiu o ragù 16, misture tudo 17 e sirva suas pappardelle com lebre ainda quentes 18!

Conservação

As pappardelle com lebre são ótimas se consumidas assim que prontas! Se sobrar ragù, você pode conservá-lo na geladeira, fechado em um recipiente hermético por 2-3 dias no máximo; alternativamente, se tiver usado todos os ingredientes frescos, é possível congelá-lo.

Conselho

Preparando o ragù um dia antes, todos os sabores se fundirão entre si e darão vida a um ragù irresistível! Uma vez cozido, você poderá deixá-lo esfriar à temperatura ambiente e depois guardá-lo na geladeira!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.